terça-feira, julho 24, 2007

I Seminário de Molinologia, da Activar


«O primeiro seminário de molinologia da Activar, decorreu no passado dia 14 de Julho, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, na Lousã e contou com a presença de vários especialistas a nível nacional.

Recuperar moinhos para que sejam visitados por alunos e turistas todos os anos não é a melhor forma de dar utilidade a estes monumentos. Para o presidente da rede portuguesa de moinhos, Jorge Miranda, há a necessidade de reinventar formas de os utilizar. “É necessário reinventar o lazer, a educação. Leccionar determinada matéria junto a um moinho é muito mais proveitoso para os alunos, do que estar sempre numa sala de aula”, sublinhando que os moinhos nunca deviam ser retirados dos seus locais naturais. A sua colocação num museu onde dificilmente se pode tocar nos objectos é um erro, no entender de Jorge Miranda.


“As pessoas, principalmente as crianças, precisam de tocar na madeira, senti-la e, a partir daí, ter uma relação com os materiais”, salientou Jorge Miranda, reconhecendo que, por si só, os moinhos não têm matéria suficiente para captar pessoas, sendo imprescindível a respectiva dinamização para constituírem uma mais-valia turística.


Além de poderem agregar uma comunidade, a recuperação de um moinho permite uma ligação das pessoas ao território e à sua identidade. “Os moinhos podem ser um elemento diferenciador de um determinado local”, salientou, acrescentando que os monumentos podem ser fontes de emprego para desempregados de longa duração, jovens em risco e mulheres em situação de pobreza.


A importância da memória num povo foi salientada por Pedro Barbosa, Director do Instituto de Estudos Regionais e Municipalismo da Faculdade de Letras de Lisboa. “O património que temos foi o que os nossos antepassados quiseram que chegasse até nós, e a conservação que deve ser feita, terá de ser integrada numa política de intervenção. Não é o moinho isolado que faz sentido, mas sim tudo o que o envolve como descobrir quem o construiu e quem usufruiu dele, entre muitos outros aspectos”, realçou.»


in Trevim

Mais em:

http://www.trevim.pt/noticia.asp?edcid=264&sccid=25&ntcid=5279

E em http://www.activar.org

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas