segunda-feira, julho 30, 2007

Gondramaz - Ciclo Gastronómico e Cultural das Aldeias do Xisto

Visite uma aldeia onde nem só o xisto é Senhor. Usufruir dos sabores desta terra torna-se num prazer inigualável despertando sentidos adormecidos. A visão da beleza natural que se oferece, o contacto das mãos que podem colher ingredientes da Mãe Natureza, o olfacto inebriado dos aromas e perfumes da serra e o canto do rio, tudo conjugado no charme e no requinte da degustação de uma deliciosa refeição típica da aldeia. Reserve o dia 4 de Agosto e participe no primeiro evento do Ciclo Gastronómico e Cultural das Aldeias do Xisto em Gondramaz.

No dia 4 de Agosto, a Aldeia do Xisto do Gondramaz tem o prazer de o desafiar a participar num dos eventos mais históricos e saborosos da aldeia, inserido no Ciclo Gastronómico e Cultural das Aldeias do Xisto, onde pode desfrutar de uma natureza única, e aprender com os habitantes os segredos da cozinha regional.

O programa do evento começa com ponto de encontro pelas 9h30 no Largo da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, seguindo-se um percurso pedestre “À procura da Aldeia” com orientação e jogos. Em seguida, os participantes dedicam-se à confecção do pão, para depois almoçar e recarregar baterias para uma tarde cheia de actividades: percurso pedestre “A Natureza e o Céu” e visita ao Observatório no alto da Serra da Lousã, onde todos os participantes têm a oportunidade de se familiarizarem com instrumentos de Astronomia e visitar os aerogeradores do parque eólico de Vila Nova.

Por volta das 19h00, está marcada uma ceia slow food no Observatório da Astronomia, seguindo-se a primeira viagem de regresso a Miranda do Corvo, uma vez que existe uma sessão opcional de astronomia na cúpula do observatório.

A inscrição deverá ser feita até ao dia 2 de Agosto para a Sinergiae, Lda para o telefone 239 821 057 ou 962 929 069 ou para reservas@sinergiae.pt, e tem um preço promocional de lançamento de 50,00 euros por pessoa, possibilitado pelo apoio do Plano de Animação da Rede de Aldeias do Xisto, incluindo todas as actividades e acções, nomeadamente serviço de catering e workshop gastronómico, incluindo almoço e lanche, acompanhamento continuo do percurso de interpretação e das actividades.

Ciclo Gastronómico e Cultural das Aldeias do Xisto:

- 4 de Agosto – Gondramaz

- 6 de Outubro – Fajão

- 1 de Dezembro – Talasnal

As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram. Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.

Aldeias do Xisto. A descoberta começa aqui.

Fonte: C.M.M.C.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...