segunda-feira, maio 18, 2009

XIX EXPO MIRANDA

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo, em conjunto com a Comissão Organizadora composta por representantes da autarquia e empresários do concelho, realizam a 19ª Expo-Miranda, entre os dias 28 de Maio e 1 de Junho, na Praça da Liberdade e no interior do Mercado Municipal.

Este certame reflecte toda a actividade económica, industrial, agrícola, cultural e artesanal, bem como o dinamismo das instituições de solidariedade social, das colectividades desportivas, recreativas, culturais e humanitárias e das escolas José Falcão e Ferrer Correia.

A sua realização é importante quer pelos momentos de convívio que proporciona quer pela dinamização comercial das actividades económicas. O artesanato local marca presença na feira, desde a olaria à tecelagem e cerâmica (pintura de azulejos).

Fazendo uma retrospectiva às edições anteriores, verificamos que desde a sua implantação a Expo-Miranda tem crescido em número de expositores e visitantes. Este ano esperam-se entre 140 e 150 expositores. O crescimento não tem sido maior, dadas as limitações do espaço disponível.

Como tem sido habitual, o certame realiza-se em recinto fechado, estando a segurança a cargo de uma empresa da especialidade.

Integrado na Expo-Miranda, será comemorado o Dia Mundial da Criança no dia 1 de Junho, por sinal feriado municipal do concelho, com a realização de actividades desportivas, culturais e recreativas.

Ao caminhar pela feira terá oportunidade de contactar com espaços vocacionados para uma multiplicidade de áreas desde os sectores mais tradicionais, às novas tecnologias sem esquecer as preocupações ambientais bem patentes em stands como o da AREAC - Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro.

Integradas no certame realizam-se também uma exposição de pintura e outra de fotografia.

No interior do mercado municipal estarão patentes duas exposições: Uma exposição de artes plásticas que conta com a participação de vários nomes consagrados da pintura e escultura e uma exposição de fotografia.

A Expo-Miranda serve igualmente para promover e divulgar a gastronomia de Miranda do Corvo através de uma zona de “tasquinhas”, exploradas pelas colectividades do concelho. Algumas destas “tasquinhas” oferecerão aos visitantes a possibilidade de provar a famosa chanfana, os negalhos, a sopa de casamento e o sarrabulho, entre muitos outros petiscos.

Miranda berço da chanfana é terra de boa cozinha tradicional. A promoção e defesa da gastronomia serão feitas fundamentalmente através da presença de colectividades que assumirão a gestão de algumas tasquinhas. Estas “tasquinhas” dinamizadas pelas associações demonstram quão generosas são as pessoas do concelho disponíveis sempre para, sem esperar qualquer retribuição, dar o seu trabalho voluntário para que as suas colectividades possam ser mais prósperas, dinâmicas, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das suas terras.

À semelhança de anos anteriores, também o artesanato local marcará presença. Haverá participação de artesãs de e tecelagem numa clara aposta na defesa e divulgação destas actividades.

Ao nível da animação seleccionámos vários grupos de forma a agradar aos mais variados públicos, como se pode verificar pelo programa.

Para além do palco principal onde actuarão os vários grupos, teremos também animação permanente em outro espaço da Feira pelo grupo Los Bravos e animação de DJ.

Ao nível musical e dentro de um espírito de entreajuda e solidariedade, temos a presença de Michel Motrond, músico cabo-verdiano, proveniente da estância Roque, localizada no município de Santa Catarina, na ilha do Fogo.

Este artista vai deliciar a assistência com um estilo ao ritmo da música tradicional, morna e culadera, com introdução de novas sonoridades e inspirações. Além de intérprete, é compositor, tendo composto música para o ultimo álbum da cantora Lura. Nas suas actuações na Expo-Miranda será acompanhado por Moisessinho, um compositor e intérprete de viola acústica

Será, sem dúvida, mais uma grande realização que enobrecerá o concelho. A Câmara Municipal e a Comissão Organizadora agradecem antecipadamente o apoio de todos os Mirandenses e daqueles que directa ou indirectamente contribuem para o êxito desta feira.

O programa do certame é o seguinte:

Programa

28.maio .:. quinta

18H00 . Abertura Oficial da EXPO-Miranda

22H30 . Actuação de Zé Zé Fernandes

29.maio .:. sexta

19H00 . Abertura da EXPO-Miranda

20h30 . Animação de rua com o grupo Taboeira da Figueira da Foz

22H00 . Actuação do Grupo DA WEASEL

30.maio .:. Sábado

15H00 . Abertura da EXPO-Miranda

17H00 . Jogo Futebol Mirandense x Beira Mar (veteranos) - Estádio Municipal Relvado

22h00 . Actuação dos músicos Michel Motrond e Moisessinho de Cabo Verde

23H00 . Actuação do grupo DELFINS

31.maio .:. Domingo

09h00 Caminhada “ Rota dos Encantos da Vila” ( Praça José Falcão)

14h30 . Sorteio do Jogo da Vitela – Capo de Futebol do bairro Sá carneiro

Bombeiros

15H00 . Abertura da Expo-Miranda

15h00 . Sessão pública de divulgação dos trabalhos de Igualdade de Géneros e atribuição de prémios a todos os participantes (palco principal)

16H00 . TARDE DE FOLCLORE:

Rancho do Centro de Cultura Social e Recreio de Godinhela

Rancho Folclórico “Flor das Cortes”

Rancho Folclórico “As Tecedeiras dos Moinhos”

Rancho Típico de Semide

22h00 . Actuação dos músicos Michel Motrond e Moisessinho de Cabo Verde

23H00 . Actuação do grupo de Baile H2O

1.junho .:. Comemorações do Feriado Municipal

10H00/18H00 Actividades do Dia Mundial da Criança

Insufláveis, Minigolfe e Carros a Pedais, Slide, Parede de Escalada Horizontal, Canoagem, Jogos de Cordas – Tirolesa, Corridas de Sky e Jogos Tradicionais (Quinta da Paiva)

15H00 . Abertura da EXPO-Miranda

22H30 . Actuação de Quim Barreiros



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas