sexta-feira, outubro 09, 2009

O Debate em análise




Como alguns mirandenses acompanhei esta noite, o debate, através da Rádio Dueça, passe a publicidade, entre os candidatos ao Município de Miranda.
Durante a primeira hora, este decorreu sensaborão, tendo estado em foco, o Ramal da Lousã, comboio versus metro, o «tram train», as obras e os transportes alternativos/rodoviários, a entrada em Coimbra.
Não se falou das polémicas expropriações levadas a cabo, pela REFER e pela Metro Mondego…
Depois, o debate evoluiu para as acessibilidades a Coimbra, ao estrangulamento de Ceira, passando pela rede de transporte a ser criada pelo município, pelos projectos da IC3, passando por questões de pormenor do PDM.
A privatização da água foi defendida pelo PSD e pelo PSD, não tendo o Bloco e a CDU contrariado devidamente este tema.
Bem estiveram todos os candidatos na primeira hora, à excepção do candidato do Bloco, que pareceu um pouco nervoso (é minha opinião), tendo deixado cair a bandeira da água com azeite, tema da campanha de 2005 do Bloco e mostrou conhecer menos bem o concelho, quando se falou de saneamento, não se conseguiu lembrar de Vale d’ Açor e das Chãs de Semide.
O debate foi monopolizado, como tem sido monopolizado toda a campanha pelo PSD e pelo PS, que mantiveram acesa disputa, que os outros dois candidatos não souberam contrariar.
Na segunda hora passou-se em revista a requalificação histórica do centro da vila, a defesa do comércio tradicional, o estado de degradação da zona industrial, tendo o candidato do PS falado na criação dum Parque Empresarial com comércio, indústria e serviços.
Foi mencionada a criação dum parque industrial em Lamas em conexão com a futura IC3, bem como a criação dum pequeno pólo em Vale Marelo.
Sim ou não às médias superfícies.
Foi defendido pelo candidato do PS, a criação de estágios para os jovens mais qualificados, nas empresas mirandenses, bem como a criação de um ninho de empresas.
O PS veio muito mal falar do apoio à política de esvaziamento do serviço nacional de saúde praticado pelo Governo de José Sócrates. Referiu este candidato o apoio à criação duma Unidade Familiar de Saúde.
A saúde em privado também foi abordada pela candidata Fátima Ramos, tendo esta candidata defendido a manutenção do serviço de Urgências depois das obras que foram feitas no Centro de Saúde, tendo este acabado por fechar um mês depois.
A acção social da câmara e o papel que cada um dos partidos defende também foi motivo de conversa.
Para culminar a Educação, a revolução no Parque Escolar e o Ginásio fora da escola referido pelo candidato João Santo do Bloco.
Henriqueta Val-do-Rio falou na localização do Pré Escolar e da Primária tão perto do rio. A candidata do PCP irradiou simpatia durante o debate manifestando profundas preocupações sociais.
João Santo melhorou a sua prestação no segundo tempo.
Fátima Ramos falou de obra feita, estradas, largos, passeios durante o debate todo.
Miguel Batista manifestou espírito de luta.
Ao lado de todos os candidatos, falou-se muito da vila de Miranda do Corvo e menos dos lugares.

Agora a pergunta sacramental:
Quantos mirandenses terão ouvido este debate?

Prognósticos só no final do jogo. Desejo a todos os candidatos:
Boa Sorte!

Esquecia-me duma coisa não houve tempo para se falar de justiça. É que depois do Agrupamento de Centros de Saúde, vem aí as NUT III…

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu ouvi...e acho que a campanha devia ser feita de mais debate, mais exposição e discussão de ideias, mais esclarecimento...e menos, muito menos "circo".

Anónimo disse...

Sondagem da distrital do PS:

PSD - 5 vereadores
PS- 2 vereadores

Assembleia:
PSD

Junta Miranda:
PSD

Junta Semide:
PSD

Junta Lamas:
PSD

Junta Rio de Vide:
PSD

Junta Vila Nova:
PODE HAVER GRANDE SURPRESA.

Sondagem da distrital do PS.

Sondagem Sol:
Camara de Miranda não vai mudar de cor.

Domingo a mentira será mais uma vez derrotada.

Fátima vai em frente. Tens aqui a tua gente.

Anónimo disse...

Amigo Mário:
Deixe que lhe diga que desta vez não estou de acordo consigo. O debate não foi assim tão insípido como disse. Julgo até que tanto o BE,PS e até o PSD/CDS acabaram por ir um pouco ao reboque da candidata da CDU.
Para mim este debate se tivesse que se traduzir em votos,declaradamente seria a CDU a vencedora. Mas enfim. num conselho em que uma grande parte dos eleitores se sente completamente subjugada pelas duas "famílias" políticas, sem coragem suficiente para dizer não, as coisas ficarão um pouco iguais à situação presente. Por vezes penso que é frustrante o que as pessoas com boas intenções fazem neste e em outros concelhos. Uma palavra mais. Julgo que o BE com o candidato que tem estaria completamente apagado.
zezinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas