A Constituição da República determina a existência de uma rede pública de estabelecimentos que sirva as necessidades de toda a população, sendo que os serviços públicos constituem motor de uma sociedade desenvolvida e democrática.
No entanto temos vindo a assistir ao encerramento de muitos serviços públicos, em todas as áreas, em todo o país e também no distrito de Coimbra. Escolas, Serviços de Urgência, Serviços de Atendimento Permanente, Centros de Saúde, Maternidades, Tribunais, Zonas Agrárias, Postos de Correio, são alguns dos exemplos de serviços públicos que têm vindo a encerrar.
Estes encerramentos inserem-se na tendência obsessiva deste Governo, em reduzir o Estado e as suas funções ao mínimo e põem em causa a qualidade de prestação dos serviços, a igualdade de acesso aos mesmos, degradando aquilo que são as funções sociais do Estado e, em última análise, a qualidade de vida das populações.
De forma a combater e a chamar a atenção para estes ataques e para a sua abrangência, vários movimentos de utentes do distrito de Coimbra decidiram associar-se na promoção de um Buzinão na cidade de Coimbra em defesa dos serviços públicos. O buzinão decorrerá na próxima sexta-feira, 13 de Julho, com concentração às 18 Horas na rotunda da Fucoli.
Os movimentos apelam à participação de todos, por mais e melhores serviços públicos ao serviço das populações.
Os Movimentos Promotores do Buzinão em defesa dos serviços públicos:
Movimento Nascer na Figueira
Movimento dos Utentes da Saúde
Comissão de Utentes do Hospital Pediátrico
Comissão de Utentes da Saúde de Penacova
1 comentário:
Não se ouviu nada... meninos !
Enviar um comentário