sábado, junho 30, 2007

Feira Popular de Coimbra pode ter "morte anunciada"


Abre hoje, no Choupalinho, a Feira Popular de Coimbra. Este evento, que se prolonga até dia 15 de Julho, é já uma tradição em Coimbra, sendo um dos maiores realizados na cidade do Mondego. Anualmente, são cerca de 100 mil as pessoas que visitam esta feira, promovida pela Junta de Freguesia de Santa Clara e orçada em 100 mil euros.

in Despertar

http://www.odespertar.com.pt/sartigo/index.php?x=2257

quarta-feira, junho 27, 2007

Affair Maddie McCann


«António Toscano, que vive em Valência, Espanha, viajou hoje de manhã até ao Algarve para ser ouvido no Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Portimão, após ter afirmado publicamente ter informações sobre um alegado raptor da menina inglesa de quatro anos que desapareceu na Praia da Luz.

Toscano disse aos jornalistas que a sua deslocação a Portugal visou «fornecer informações à Polícia sobre o desaparecimento de Madeleine», sublinhando que a criança «foi raptada por um homem conhecido nos meios pedófilos pela alcunha de 'El Francês'».

«Trata-se de um homem, de cerca de 50 anos, 1,70 metros de altura, de cabelo e olhos claros e que actua numa rede de pedofilia na Europa, com ramificações em todo o Mundo», disse Toscano.

O jornalista, que se deslocou a Portugal acompanhado pelo presidente da Associação de Defesa das Crianças Vítimas de Corrupção Sexual Infantil, de Espanha, Reinaldo Colas, disse aos jornalistas que «a pista fornecida à PJ surgiu a partir de informações que apontavam para a actuação do 'El Francês', que terá sido visto num bar em Sevilha, uma ou duas semanas antes do desaparecimento da menina».

«Acredito e tenho quase a certeza que terá sido ele o autor do rapto», garantiu Toscano aos jornalistas, acrescentando que «o perfil onde se encaixa Madeleine vale nos meios pedófilos entre um a dois milhões de euros».

Para aquele jornalista free-lancer, a menina britânica «está viva e a rede onde actua o alegado raptor não faz mal às crianças sob pena de serem perseguidos e excluídos», acrescentando que o paradeiro de 'El Francês' é desconhecido desde Fevereiro último, apesar de, garante, «saber que se encontra na Europa».

Toscano, que se intitula 'jornalista-investigador' há oito anos, diz conhecer os meios pedófilos e garante ter tido sucesso «em 14 dos 15 desaparecimentos de crianças que investigou» em Espanha, observando que trabalha há 46 dias no caso Madeleine «por conta própria e sem qualquer interesse na recompensa» que é oferecida por informações sobre o paradeiro da menina.

«Caso as minhas informações sejam determinantes para encontrar Madeleine, o dinheiro será entregue a organizações de apoio às crianças», garantiu Toscano.

Depois de ser ouvido pela PJ, o jornalista, que irá permanecer em Portugal durante dois a três dias, pretende ir à Praia da Luz e falar com os pais da criança, o casal britânico Gerry e Kate McCann.»
In Sol/LUSA, 27.06.2007




Impensável...
Como se pode movimentar livremente, por essa Europa fora, uma pessoa suspeita de raptos de menores?
Como pode funcionar impunemente uma rede que se dedica à pedofilia?
E a Polícia não lhe(s) deita a mão!?
Onde anda a Interpol?
E a Europol?
Estaremos realmente seguros?
Que interesses escondem os poderosos?
Deve haver um submundo, para além da nossa imaginação, onde tudo é permitido, circulação de armas, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, de seres humanos (para os mais variados fins), diamantes, armas nucleares(!)...
Onde o dinheiro é Lei.
E a Lei e o Estado nada podem fazer.
Enfim é bom nem pensar nisso...
Um caso para Fox Mulder e Dana Scully...
A verdade anda algures por aí...

Texto Mário Nunes

Noites de Verão

segunda-feira, junho 25, 2007

Interface Rodo-Ferroviário de Miranda do Corvo

Estudo

Massa Crítica em Coimbra

5 Motivos para ir para o seu Trabalho ou Escola de Bicicleta

1 – Cuide da sua saúde

Andar de bicicleta é um excelente exercício cardiovascular. Mantenha-se em forma através das suas deslocações e sem ter de pagar uma mensalidade.

2 – Poupe tempo

Em pequenas e médias distâncias a bicicleta é mais rápida que o automóvel, evitando o trânsito e a perda de tempo a procurar estacionamento.

3- Poupe dinheiro

Não tem de colocar combustível. Não tem de pagar estacionamento. Não tem de pagar seguro ou revisão.

4 – Divirta-se

Conheça a sua cidade de outra forma. Aprecie ao seu redor, em vez de estar fechado dentro do carro e a refilar com outros automobilistas ou a acelerar que nem um doido.

5 – Preserve o nosso Planeta

A bicicleta não usa combustíveis fósseis, não aumenta o buraco de ozono , nem emite poluentes tóxicos e mortais.

http://www.massacriticapt.net

E-mail enviado por Paulo Andrade

domingo, junho 24, 2007

Uma Posição de Coragem!


Não ao Encerramento da Lusa!

«Na região corre a noticia que a agência noticiosa LUSA se prepara para encerrar a sua delegação de Coimbra.

Esta delegação dá cobertura noticiosa ao Distrito de Coimbra e a toda a Região Centro.

No mundo actual todos sabemos que a comunicação social constitui um importante poder.

Nos últimos anos a comunicação social de carácter nacional tem-se alheado cada vez mais das notícias regionais.

Os órgãos de comunicação social locais e regionais (rádios e jornais) desempenham um excelente papel mas infelizmente não têm impacto nacional.

Portugal vive um período pouco feliz.

Os concelhos do interior esvaziam-se de pessoas que cada vez mais se concentram no litoral.

As pequenas povoações desertificam-se a favor das grandes cidades.

O Governo fecha serviços (escolas, tribunais, serviços de saúde) sem que o descontentamento das pessoas tenha eco nos noticiários nacionais.

Uma grande censura silencia a voz de quem está afastado dos grandes centros de decisão, políticos e/ou financeiros.

O encerramento da delegação da LUSA constitui mais uma mordaça silenciadora das reivindicações e necessidades das populações da região de Coimbra.

A corte instalada em Lisboa cria condições para que se acentue um só sentido na comunicação.

As pessoas da “província” são obrigadas a consumir toda a comunicação que é produzida em Lisboa, mesmo quando noticia insignificâncias que só interessam aos lisboetas.

Os acontecimentos importantes que acontecem no país real, salvo se forem escândalos ou notícias sensacionalistas, não têm eco na comunicação social dita nacional.

O encerramento da delegação da LUSA acentua esta desigualdade noticiosa entre o resto do País e as grandes cidades de Lisboa e Porto.

Perante esta situação a Câmara Municipal de Miranda do Corvo decide transmitir ao Governo o seu descontentamento pela aparente intenção de encerramento da LUSA.

A Câmara Municipal de Miranda dará ainda conhecimento desta decisão à Associação Nacional de Municípios e directamente a todos os municípios do Distrito de Coimbra para que se pronunciem sobre este assunto lesivo dos interesses da Região.»

Fátima Ramos, Presidente de Câmara Municipal de Miranda do Corvo

Inauguração da Piscina Municipal localizada na Quinta da Paiva

Hoje, dia 24 de Junho, vai ser inaugurada a Piscina Municipal da Quinta da Paiva, pelas 16 horas, com a presença de atletas do Clube Náutico de Miranda do Corvo e seguida de actuação do Rancho Folclórico “Tecedeiras dos Moinhos”.

A Quinta da Paiva é uma nova zona de lazer onde já existe um Centro Hípico dotado de vários picadeiros, incluindo um coberto e uma quinta pedagógica com vários animais autóctones.

O complexo turístico e desportivo da Quinta da Paiva vai ser contemplado com várias infra-estruturas entre as quais, uma zona de espaços verdes, um circuito de manutenção com três campos de jogos em areia, um parque infantil, um anfiteatro para pequenos espectáculos ao vivo, um parque de lazer com churrasqueira, uma azenha recuperada, uma nora tradicional para fazer uso da água da levada, plantação de espécie de flora, uma zona dedicada a plantas aromáticas e a piscina municipal e balneários.

sexta-feira, junho 22, 2007

Marchas de S. João em Miranda do Corvo

Realizam-se hoje, dia 22 de Junho, pelas 21 horas, as já tradicionais marchas de S. João em Miranda do Corvo.

Numa organização da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, com o apoio da Câmara Municipal, vamos assistir aos desfiles de várias associações do concelho, nomeadamente, Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Vale de Açor, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Associação Desenvolvimento e Formação Profissional, Casa do Povo, Casa Recreativa e Cultural da Granja de Semide, Centro Juvenil dos Moinhos, Escola EB1 de Miranda do Corvo, Grupo Recreativo e Cultural Corvense e Grupo Recreativo Mirandense.

Após o desfile, é tempo da tradicional sardinhada para ajudar a recompor as forças para o baile que se seguirá abrilhantado pelo grupo NGK.

Iraq 2003-2007 / Iraque 2003-2007

A lógica da Guerra...

Quatro anos separam estas imagens...

O que justificou a entrada dos EUA, no Iraque, com o assentimento dos Senhores Durão Barroso, Aznar e Blair?

As armas de destruição maciça do Iraque, que nunca chegaram a aparecer?

O Petróleo?

A instabilidade ameaça estender-se a todo o Médio Oriente...

O Fundamentalismo Islâmico ganhou adeptos, onde os não havia.

As relações com a Rússia já não são, o que eram e o mundo ficou muito mais inseguro.

O apetite por petróleo e dinheiro é tremendo.

Será que os fins justificam os meios?

Ou estamos em final de ciclo à beira de um confronto militar que ameaça devastar o mundo inteiro?
Texto: Mário Nunes
Fotos a vogar na rede enviadas por Alex Fernandes

23 de Junho de 2007 - Miranda em Moda

quarta-feira, junho 20, 2007

Miranda em Moda

A iniciativa “Miranda em Moda”, realiza-se pela 2ª vez no próximo sábado, dia 23 de Junho.
A Praça José Falcão é o cenário escolhido para o evento de promoção do comércio tradicional de Miranda do Corvo.
O desfile é uma iniciativa da Câmara Municipal e conta com a participação do pronto-a-vestir Bela, das Galerias Bê-Tê, do pronto-a-vestir Franciscana, da loja de desporto Insport, do pronto-a-vestir Perfil, do pronto-a-vestir e Loja de acessórios Pink, do pronto-a-vestir Trapos & Traquinas, do oculista Óptica Aires e do oculista FP Óptica. Participam ainda os cabeleireiros Célia, Luísa, Mélodie e também com o apoio do ABC Cabeleireiro - Escola Profissional de Cabeleireira, Lda.
A maior parte dos modelos escolhidos são de Miranda do Corvo, afim de, mostrarem o seu profissionalismo nesta noite de glamour.
Este desfile conta ainda com a participação de Helder Baptista, estilista da marca Concreto e das estilistas Magda Albergaria e Susana Gateira.

terça-feira, junho 19, 2007

In the Track of Maddie McCann and Rui Pedro - Na Pista de... Maddie McCann e Rui Pedro


Madeleine Beth McCann, desapareceu na Praia da Luz, Lagos, na noite de 3 de Maio de 2007.

Nas primeiras duas semanas de investigação estiveram no terreno 86 inspectores, dos quais 70 foram deslocados de Faro e Lisboa. A estes, juntaram-se quatro especialistas e seis técnicos superiores e o dispositivo da GNR. As buscas continuam.

O crime de rapto é admitido ao segundo dia e já o cerco mediático aperta o laço à Polícia Judiciária a exigir resultados. Os cérebros da investigação criminal são chamados ao Algarve e, a partir da Praia da Luz, é montada a maior caça ao homem alguma vez vista em Portugal. A Direcção Central de Combate ao Banditismo tem agora sede em Portimão e, apesar de a PJ recusar a procura da pequena Madeleine como a maior e mais cara operação policial de sempre, o certo é que, só nas primeiras duas semanas, os 70 inspectores, quatro especialistas em impressões digitais e seis técnicos superiores de laboratório, que chegaram de Faro e Lisboa, custaram aos cofres do Estado cem mil euros. Só em logística.

Foram seguidas mais de 500 pistas falsas…

Mas, atenção que a PJ e a Interpol estão no encalço dos culpados!


A imagem da pequena Maddie cruzou fronteiras e oceanos e deu já a volta ao mundo, os pais da pequena desaparecida já passaram pelo Vaticano, Alemanha, Espanha e Marrocos procurando sensibilizar as opiniões públicas destes países…

Entretanto, as autoridades policiais de 35 países desmantelaram uma rede de pedofilia, coordenada através da Internet, e ouviram mais de 700 suspeitos. A operação, que durou dez meses, permitiu resgatar 31 crianças de várias idades.

Continua desaparecido desde 1998, o Rui Pedro, que terá actualmente 20 anos!

Divulgue as imagens e as mensagens…

Pense se fosse seu filho, não gostaria que outros fizessem por si.

If you have any information please contact Policia Judiciaria

289 884 500, 282 405 400, 218 641 000 ou o 112

segunda-feira, junho 18, 2007

Sicko, A film by Michael Moore ou a Saúde da América vista à Lupa



Michael Moore mostrou em Cannes, o seu novo documentário, «Sicko».

«Sicko», entre sick e psycho é uma viagem pelos sistemas de saúde e levanta questões bem pertinentes acerca da saúde.

Saúde pública, privada ou na mão das seguradoras?

Para ver e reflectir, quando o governo de José Sócrates está empenhado em entregar a Saúde Nacional, na mão de privados e das seguradoras.

Por cá encerram-se SAPs, Centros de Saúde, Maternidades e Hospitais, é hora de dizer basta, as pessoas não são números…

A comparação entre o Sistema de Saúde americano e o cubano… Está patente neste documentário que tem chocado os americanos.

A par com as histórias dramáticas de gente de carne e osso que, apesar de viver num dos países mais ricos do mundo, vê o direito à saúde ser-lhe constantemente negado.

Um jovem casal negro que abandona um hospital com um bebé doente nos braços…

Um grupo de sem abrigo idosos que são postos na rua depois de receber tratamento médico…

Uma ex-funcionária de uma seguradora que admite ter negado autorizações para cirurgias necessárias…

O homem que cortou a cabeça de dois dedos numa serra eléctrica e que teve de escolher, por imposição da seguradora, qual delas é que queria ver reconstituída – só tinha direito a cobertura para um dedo.

Ou a rapariga que teve um acidente de carro e quando recuperou a consciência no hospital percebeu que a seguradora não lhe ia pagar nada, porque ela não lhes comunicara antecipadamente que precisava de ser socorrida.

Ou ainda o caso da mulher de 22 anos que teve um cancro mas não teve ajuda da seguradora para os tratamentos porque aos 22 anos não é normal ter-se cancro – quer dizer, é um luxo.

No sistema de saúde americano, explica Moore, não há intervenção do Estado e os doentes são um estorvo para as empresas privadas, as seguradoras. Que tratam não de doentes, mas do lucro máximo.

Como não bastasse Michael Moore enaltece o sistema de saúde cubano.

Ao longo das filmagens, o polémico realizador transportou vários doentes crónicos para a terra de Fidel, onde estes tiveram acesso a tratamentos, que lhes foram negados nos EUA.

E recorreu às estatísticas, que pintam um panorama negro: os cubanos gastam 45 vezes menos em saúde, mas a esperança média de vida nos dois países é idêntica, 77 anos. A mortalidade infantil é ainda menor em Cuba.

E por isso as autoridades americanas, no país de todas as liberdades querem fazer perguntas.

Como é que Moore chegou a Havana?

Violou o embargo?

Vai pagar multa ou vai preso?

Há cerca de um mês recebeu uma notificação do governo americano informando-o dos seus direitos: está sob investigação!

Após «Bowling for Columbine» e «Fahrenheit 9/11»…

http://www.michaelmoore.com/sicko/

http://sicko-movie.com/

Aqui Mora o Desemprego...


Louritexta, fábrica do sector têxtil, na Zona Industrial de Penela, a caminho do Vale do Espinhal, Penela, encerrou as suas portas, colocando no desemprego mais 140 novos desempregados, com largos meses de salários em atraso.
Sem esperança e emprego, num concelho pobre e agrícola (Penela), com pouca tradição industrial, a emigração começa a ser uma luz ao fundo do túnel.
Desemprego que traz outras repercussões a nível familiar e social, num país que vê as suas fábricas encerrarem as portas e o interior desertificar-se cada vez mais.
Ficam para trás os idosos e as crianças.
Até quando isto vai continuar?

Texto e Foto de Mário Nunes

sábado, junho 16, 2007

Castelo da Lousã

Este castelo situa-se fora dos limites da vila. Para lá chegar é preciso atravessar a localidade na direcção da Castanheira de Pêra e andar 3 km nessa direcção, pela EN 236.



O castelo ergue-se no alto de uma espécie de promontório, rodeado pelo profundo vale da ribeira de São João. Após a conquista de Coimbra em 1064. D. Sesnando repovoou e reedificou a fortaleza. Em 1151 D. Afonso Henriques outorgou foral à vila da Lousã e D. Manuel I deu-lhe foral novo em 1513.

O castelo tem planta oval. Possui dois cubelos circulares a enquadrar e defender a porta, construída em cotovelo.

A poente destacam-se outros dois cubelos, igualmente curvos, um dos quais a meio da cortina da muralha.

No local poderá ainda visitar no morro fronteiro, junto a um meandro da ribeira a ermida da Nossa Senhora da Piedade, cuja construção remonta ao século XV.



Por perto fica o Restaurante «O Burgo», paraíso dos gastrónomos, as entradas de enchidos, queijo, salada de polvo, salada de orelha, azeitonas retalhadas, são um convite ao paladar antes do prato principal, donde constam entram outros pratos - javali, cataplana de marisco, arroz de gambas, grelhados e muitas outras iguarias.



A piscina fluvial, um mergulho garantindo na água gelada, num dos dias mais quentes do Verão, quando o calor aperta e passa dos 40 ºC.

Um convite a perder-se num dos muitos caminhos, que circundam a serra, convidando à aventura, perdendo-se no verde mágico.

Se tiver pernas poderá chegar à aldeia serrana do Talasnal e ir mais além em busca das aldeias perdidas e desabitadas no meio da Serra da Lousã.

quinta-feira, junho 14, 2007

Controverso ou Não?

O traçado do Metro Mondego, no interior da cidade de Coimbra é público e do conhecimento de todos.

Segundo a comunicação social regional houve inúmeros processos judiciais, pois o traçado não é pacífico.

Em Miranda do Corvo e na Lousã não são conhecidos os traçados do Metro, estes estão envoltos num manto de silêncio.

Pergunta-se porquê e para quê?

Os proprietários das vivendas e dos prédios limítrofes não têm o direito de estar informados?

Porque motivo lhes é sonegada a informação?

Porque é que foram autorizadas a construção de vivendas e de prédios na proximidade da linha-férrea?

Em que país estamos nós?

Texto: Mário Nunes

Mais informação em:

http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2007/05/edifcios-medievais-demolidos-em-coimbra.html

http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2007/05/metro-mondego-e-as-demolies.html

http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2007/04/imvel-centenrio-em-risco.html

http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2007/03/tram-train.html

http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2007/02/elctrico-rpido-articulado.html

http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2007/02/algumas-imagens-do-metro-do-porto.html

http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2007/02/edifcio-santa-catarina-imagens-para.html

http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2006/10/comboios-de-portugal-uma-histria-com.html



Traçado do Metro em Coimbra




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...