quinta-feira, junho 05, 2008

Também Acontece... nas Aldeias do Xisto!

Eventos

08.06.2008 a 08.06.2008

Inauguração da Loja Aldeias do Xisto - Martim Branco

Com a abertura de mais uma Loja Aldeias do Xisto, venha descobrir - e degustar - a genuinidade dos produtos locais desta Região. Venha percorrer a pé o deslumbrante Caminho do Xisto de Martim Branco, que nos levará até aos moinhos de água. Deixe-se ficar. Sinta. Descubra. Deslumbre-se.

No dia 8 de Junho, a partir das 09 horas, a Aldeia do Xisto de Martim Branco, será o centro de um novo mundo. Um mundo feito de genuinidade dos saberes, de tradições intocadas, de sabores únicos e de sorrisos que ecoam nas paredes de xisto.

O programa de inauguração propõe um olhar pela variedade e qualidade dos produtos que podem ser encontrados nesta região, com uma degustação de produtos locais e uma mostra de artesãos, a trabalhar ao vivo: é a inauguração da Loja das Aldeias do Xisto e Casa de Artes e Ofícios de Martim Branco.

Mas antes, logo pela manhã, convidamo-lo para um passeio pedestre pelo deslumbrante Caminho do Xisto de Martim Branco, seguindo o troço mais curto que nos leva até aos moinhos de água.

Haverá ainda uma exposição de fotografia, com olhares surpreendentes sobre esta aldeia. E animação, muita animação.


Programa
9h – Inauguração do Percurso Pedestre “Caminho do Xisto de Martim Branco”
11h – Arruada de bombos pelos Grupos de Bombos de Almaceda e Rochas de Cima.
- Visita pela aldeia.
12h – Cerimónia Oficial
. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco
. Presidente da CCDRC
. Presidente da ADXTUR
. Representante da Junta de Freguesia de Almaceda
. Representante da Associação Casa de Artes e Ofícios de Martim Branco.
− Inauguração da Casa de Artes e Ofícios, Loja das Aldeias do Xisto e da Exposição de Fotografia de Luí- sa Ferreira – “Martim Branco em Martim Branco”
− Mostra de artesanato ao vivo
- Têxteis – Tecedeiras do Padrão;
- Bordado de Castelo Branco;
- Madeira – Manuel Vaz (Martim Branco);
- Bombos – Augusto Mendes (Almaceda);
- Padaria e pastelaria tradicional de Martim Branco.
- Prova de produtos locais
14h – Almoço-convívio, com a actuação do grupo “Comcordas”

01.06.2008 a 31.05.2010

ADXTUR e Pinus Verde lançam Plano de Formação para PME

A Rede das Aldeias do Xisto e a Associação Pinus Verde formam empresas da Região.

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e a Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento Integrado na Floresta, através do Projecto Formação PME vai lançar um Programa de Formação dirigido a PME.

As áreas de formação são: Turismo, GPS para Outdoor, SIG, Primeiros Socorros, Tecelagem, Higiene e Segurança Alimentar, Apicultura. Tem em baixo para download o Plano de Formação em mais pormenor, bem como a Ficha de Inscrição.

Este plano visa oferecer a micro, pequenas e médias empresas da Região Centro acções de formação orientadas para o reforço das competências dos empresários e trabalhadores, com vista à melhoria da qualidade da gestão, ao acesso a novas formas de organização e à introdução de novas tecnologias com vista à inovação na produção e ao acesso a novos mercados.


Com este projecto pretende-se promover a informação e sensibilização dos empresários e trabalhadores para a necessidade de adequação às novas tecnologias e mutações organizacionais e induzir nas empresas a percepção estratégica do vector formação como elemento essencial da competitividade das empresas.

26.05.2008 a 08.06.2008

Festival Europeu da Terra

Integrado na Semana Europeia de geoparques, realiza-se de 26 de Maio a 8 de Junho o Festival Europeu da Terra - Oleiros 2008.

A iniciativa integra diversas actividades tais como exposições, workshops, rotas, visitas de estudo, seminários, visualização de filmes, noites culturais, noites de astronomia, passeios pedestres, percursos temáticos e canoagem no Zêzere.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...