sábado, janeiro 16, 2010

Gastronomia de Miranda do Corvo em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa


O Concelho de Miranda do Corvo e em particular a sua gastronomia irão estar em destaque amanhã, dia 16 de Janeiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Miranda do Corvo é conhecida pela sua chanfana, especialidade gastronómica associada às freiras do Convento de Semide. Este prato cozinha-se com vinho tinto tradicionalmente cultivado na freguesia de Lamas, é assada em fornos de barro e em antigas caçoilas fabricadas pelos oleiros do Carapinhal. Associados à chanfana, são também muito apreciados os negalhos e a sopa de casamento.

Mas a riqueza gastronómica de Miranda do Corvo não se esgota nos pratos à base de carne de cabra, sendo também muito expressivos os pratos à base de carne de porco, como por exemplo o sarrabulho, o bucho, os enchidos, entre outros.

Assim, no stand da Entidade Regional de Turismo do Centro, os visitantes poderão degustar chanfana, bucho, arroz doce, mirandenses, vinho de Lamas e Jeropiga dos Moinhos, enquanto ouvem os sons do Grupo de Cantares da Universidade Sénior da ADFP. Na divulgação destas especialidades estarão presentes elementos das várias confrarias de Miranda do Corvo, nomeadamente a Real Confraria da Cabra Velha, a Confraria do Vinho de Lamas, a Confraria da Jeropiga dos Moinhos e Arredores e a Real Confraria da Matança do Porco.

A mostra decorrerá a partir das 13 horas. No decorrer da mostra será realizada uma apresentação do Parque Biológico da Serra da Lousã, localizado na Quinta da Paiva. O Parque de lazer da Quinta da Paiva é um projecto turístico desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação ADFP.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas