sexta-feira, janeiro 01, 2010

Presépios alegram região

«São vários os presépios que alegram a quadra natalícia, em Coimbra e municípios vizinhos, desde o famoso Penela Presépio até ao Presépio em movimento de Montemor-o-Velho, passando por Espinhal e Coimbra.

Pelo terceiro ano consecutivo, e até 3 de Janeiro, Penela aposta no maior presépio animado do país, concebido e construído por um marceneiro de Alcobaça. Em 2008, 50 mil pessoas visitaram o Penela Presépio, número que a autarquia espera este ano ultrapassar, até porque são muitas as novidades.

Construído desde há três anos por Jaime Roxo, o Penela Presépio promete este ano muitas novidades.

A grande novidade do Presépio para este ano é a cidade dos reis Magos, onde Jaime Roxo construiu uma réplica do castelo de Penela, um segundo castelo baseado numa mesquita e um terceiro fruto da sua imaginação. Mas o Penela Presépio conta também com a aldeia de Nazaré, a cidade de Jerusalém e Belém.

Com 475 metros quadrados, o presépio envolve trabalho de construção das estruturas maiores (castelos) em esferovite, dos mais de 100 bonecos animados em madeira de cedro e das casas e barraquitas em madeira, também.

As profissões em extinção também marcam presença, tendo este ano pela primeira a apanha da azeitona e o mercado medieval em Jerusalém, além dos ofícios de carpinteiro, oleiro, tecedeira, moleiro, cesteiro e apicultor, entre outros.

Os bonecos, esses, são movimentados através de cinco motores trifásicos e sistemas de molas.


Também até 3 de Janeiro, está patente na vila de Espinhal, Penela, um presépio tradicional com cerca de 250 metros quadrados, que representa a freguesia de Espinhal e os seus locais mais emblemáticos. Em exposição no rés-do-chão da Casa da Quinta do Espinhal, com entrada a 1,00 euro, toda a receita reverte para obras de recuperação da igreja local.

E como o espaço facilita, a reprodução histórico-bíblica do Presépio será separada da reprodução da vila, tendo uma sala própria onde nem falta uma gruta e onde haverá, ocasionalmente, uma reprodução ao vivo.»

Publicado no Campeão das Províncias

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas