quarta-feira, janeiro 27, 2010

Inverno Cultural no Centro Cultural das Grocinas


O Inverno Cultural regressou este fim-de-semana ao concelho de Penela. Qualificar, descentralizar e diversificar são os objectivos que estão na base de mais uma edição do “Inverno Cultural”.


De Janeiro a Abril, o Município de Penela e as diversas Associações Concelhias irão levar ao público um vasto programa de animação cultural que percorrerá as diversas aldeias e vilas do Concelho – o “Inverno Cultural 2010”.


Este evento tem como principal objectivo proporcionar momentos de elevado valor cultural a todas as pessoas do concelho, em especial àqueles que, por razões de vária ordem, estão mais votados ao isolamento e sem acesso a espectáculos desta natureza. Paralelamente, dinamizar as associações e os centros culturais, proporcionar o convívio entre as populações, fomentar o intercâmbio associativo e, simultaneamente, apoiar os grupos culturais do Concelho e formar novos públicos, constituem objectivos complementares para mais uma das muitas iniciativas culturais promovidas pelo Município de Penela.


O regresso deste evento decorreu no passado sábado, na Igreja de S. Miguel, em Penela, um espaço de grande beleza que marcou este início de Programação Cultural concelhio, com a presença da Orquestra Per Gaya e do Coro de Câmara da Universidade.

Um Serão com lotação esgotada para assistir a dois magníficos concertos que se enquadravam com toda a beleza arquitectónica e acústica desta Igreja.


Criada em Junho de 2008, a Orquestra PER GAYA é o culminar de um projecto iniciado há cerca de dez anos na Escola de Música de Perosinho, e que pretendia criar uma dinâmica na escola recentemente criada, no sentido da formação de uma orquestra; com o passar dos anos, foram sendo consecutivamente criadas várias orquestras escolares (de acordo com as idades e nível técnico-musical dos alunos), sendo o Projecto ORQUESTRAS PER, neste momento, composto por cinco orquestras (entre elas, uma orquestra de cordas e uma de sopros). A Orquestra PER GAYA é dirigida por João Costa.


Já o Coro de Câmara da Universidade, brindou os presentes com um espectáculo comemorativo dos 250 anos da morte de George Frideric Händel (1685 – 1759) com Paulo Bernardino no órgão, interpretando temas deste conhecidíssimo músico.

De 23 de Janeiro a 18 de Abril toda a população terá acesso livre aos espectáculos que decorrerão ao fim-de-semana.

Durante 3 meses vários serão os grupos concelhios e extra concelhios que por este concelho vão passar e animar os serões de muitos penelenses.

No próximo dia 31 de Janeiro de 2010, pelas 15h00, o Inverno Cultural estará no Centro Cultural das Grocinas, onde toda a população está convidada a assistir aos espectáculos:

.:: Sociedade Filarmónica Penelense


.:: Coro dos Professores de Coimbra

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas