domingo, outubro 31, 2010

Miranda do Corvo: Novos inquilinos para o Parque Biológico da Serra da Lousã


O Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, poderá vir a acolher três ursos pardos que vivem encerrados numa jaula há cinco anos, em Marco de Canaveses.

Os animais pertenciam ao circo Magic, contudo, com a entrada em vigor de nova legislação em Portugal, relacionada com o licenciamento para a utilização de animais em espectáculos, os três ursos foram apreendidos, tendo ficado ao cuidado do tratador e proprietário do circo, a aguardar uma solução definitiva pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

Jaime Ramos, presidente da Fundação Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), disse ao nosso Jornal que, se não surgir nenhum imprevisto, o Parque Biológico da Serra da Lousã pode vir a ter como novos inquilinos três ursos pardos a partir da Primavera do próximo ano.

A solução para um problema de bem-estar animal que se arrasta há vários anos surgiu depois de o ICNB ter contactado a entidade gestora do parque biológico de Miranda do Corvo, aferindo da disponibilidade para acolher os três ursos pardos. Para o efeito, a ADFP apresentou um projecto que está agora sob análise.

Os animais devem ser transportados na próxima semana para o Jardim Zoológico de Lisboa, onde permanecerão temporariamente, até que as instalações no Parque Biológico da Serra da Lousã estejam prontas para os receber.

Impedidos de utilizar os ursos nos espectáculos circenses, em 2005, os proprietários ainda levaram os animais para outros países, contudo, a falta de alguns documentos legais obrigou-os a regressar.

Desde então, os animais têm vivido numa jaula que não oferece as condições necessárias para animais deste porte, uma situação que tem levado a fortes protestos e acções na Internet, através de redes sociais como o Facebook, alertando para este problema.

Fonte: Campeão

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas