sábado, março 15, 2008

Também acontece, aqui à volta, nas Aldeias de Xisto...


Eventos

15.03.2008 a 23.03.2008

Festival do Bacalhau e do Azeite

A Câmara Municipal de Vila de Rei lança o primeiro Festival do Bacalhau e do Azeite.


Vila de Rei volta a ser palco de um evento gastronómico, desta feita dedicado a dois produtos tipicamente portugueses, tanto no que diz respeito à cultura nacional como à produção lusa: o bacalhau e o azeite.



Durante 10 dias, de 15 a 23 de Março, os visitantes poderão saborear os mais variados pratos de bacalhau, bem como deliciosas entradas e sobremesas onde o azeite se faz sentir de modo especial.



O evento conta com a participação de cinco restaurantes: Albergaria D. Dinis, Casa do Lago, O Cobra/O Geodésico, O Eléctrico, Paraíso do Zêzere, os quais já aderiram a uma edição anterior dedicada ao achigã e que prometem voltar a inovar na confecção e apresentação dos pratos, com o intuito de colocar Vila de Rei ao mais alto nível nas rotas da culinária de qualidade.



Usados em conjunto ou em separado, apesar de o azeite estar na base de quase todos os pratos, o alimento e a gordura caem bem na refeição de qualquer português. A comprovar estão as inúmeras confrarias, associações e afins dedicadas a ambos os produtos e o famoso mito de o bacalhau poder ser confeccionado de 1001 maneiras.

15.03.2008 a 15.03.2008

Canyoning – Ribeira da Pena

Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira da Pena, com recurso a saltos, descidas em rapel e travessias por dentro de água. Esta ribeira percorre um vale encaixado e abrupto cujo leito, margens e encostas são formados por impressionantes fragas que tornam este local quase inacessível. Por esta razão, este vale ainda serve de refugio a plantas e animais exclusivos e raros. Esta é a ribeira mais espectacular da Região Centro, onde se conjugam o cenário inóspito e selvagem (formado por inúmeras cascatas, lagoas e rochedos imponentes) com a vegetação exuberante e a vida selvagem peculiar, valendo a pena o esforço dispendido na realização desta actividade.

15.03.2008 a 15.03.2008

Canoagem - Descida do rio Alva

Sector com mais de uma dezena de açudes, com diferentes formatos. Este é um sector com muitos formatos: rampa, degrau, vertical, redondo, inteiro, semi-destruídos, entre outros. Não tem sectores muito técnicos, mas exige alguma condição e destreza física, porque o contacto com a água é inevitável. Requer experiência anterior em canoagem.

15.03.2008 a 15.03.2008

Passeio Pedestre - Rota das Gravuras Rupestres II

Uma caminhada pela Aldeia do Xisto da Barroca em busca dos vestígios rupestres junto ao Rio Zêzere.Na Barroca, concelho do Fundão, vamos fazer um passeio pelas diferenças da paisagem e da história: por um lado as marcas da exploração mineira que se junta à beleza natural do Zêzere, e por outro os vestígios históricos, de outras ocupações, com 15 mil anos (período Paleolítico) e descobertos na Barroca em 2003.

16.03.2008 a 16.03.2008

Ascensão aos Penedos de Góis

Actividade de iniciação ao montanhismo.Os Penedos de Góis são um penedo de quartzito que formou desníveis únicos, com quedas de água e refúgios de aves raríssimas em plena Serra da Lousã. Um local deslumbrante. Visita às aldeias serranas de Góis com as suas tradições e hospitalidade beirã.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas