terça-feira, julho 29, 2008

Ciência Viva no Verão


Arganil

Relíquias vegetais da Serra do Açor: Mata da Margaraça

(Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro) Data: 29-08-2008 9:00:00 Lista de Espera Descrição: Esta actividade envolve a visita à Reserva Natural da Mata da Margaraça, um bosque que é considerado uma relíquia da vegetação primitiva, sendo feita referência ao enquadramento histórico, situação actual e perspectivas futuras de conservação da flora vascular, entre outros valores naturais presentes neste ecossistema. Os participantes devem levar farnel, bem como roupa e calçado adequados. Ponto de encontro: Junto à reitoria da Universidade de Aveiro Como Chegar: A reitoria fica na zona central do campus universitário Idade mínima: 10 anos Localidade: Mata da Maragaraça (Benfeita) / ARGANIL / COIMBRA Itinerário: Aveiro - Mata da Margaraça (Benfeita-Arganil) - Aveiro Duração: 10 h Transporte: Assegurado pela organização a partir do ponto de encontro Responsável pela acção: Paulo Silveira Materiais adicionais: A flora da Serra do Açor: passado, presente e perspectivas futuras de conservação

Coimbra

Astronomia no Verão 2008


(Associação de Física da Universidade de Aveiro)

Data: 16-08-2008 16:00:00 Inscrição opcional Descrição: Sessão de observação Solar com telescópio. Ponto de encontro: Parque verde do Mondego Como Chegar: O local de Observação é à entrada do Parque verde do Mondego Idade mínima: 3 anos Localidade: Coimbra / COIMBRA / COIMBRA Duração: 2 h Responsável pela acção: José Augusto da Luz Matos URL: http://www.fisua.pt.vu

Sessão de Observação

(ADM Estrela - Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos) Data: 19-08-2008 22:00:00 Inscrição opcional Descrição: Ao longo da sessão será feita uma breve apresentação e identificação das constelações e das suas estrelas mais brilhantes.
Será ainda possível observar a Lua, alguns planetas e seus satélites, enxames, nebulosas e galáxias.

Ponto de encontro: Parque Verde do Mondego (junto à Ponte Pedonal)
Como Chegar: Centro de Coimbra Idade mínima: 0 anos Localidade: Coimbra / COIMBRA / COIMBRA Duração: 2 h Responsável pela acção: João Pedro Saraiva

A Geologia e a Alteração de Monumentos em Coimbra

(Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra) Data: 23-08-2008 8:00:00 Lista de Espera Descrição: Observar e analisar a alteração em monumentos constituídos por rochas com caraterísticas diferenciados, as suas causas e possíveis metodologias de tratamento. Ponto de encontro: Largo D. Dinis. Como Chegar: Em Coimbra tomar a direcção da Universidade (Pólo I). O Largo D. Dinis situa-se ao cimo das designadas Escadas Monumentais. Idade mínima: 1 ano Localidade: Coimbra / COIMBRA / COIMBRA Itinerário: Coimbra Duração: 10 h Transporte: Assegurado pela organização a partir do ponto de encontro Responsável pela acção: António Luís de Almeida Saraiva Nota: Levar calçado adequado para fazer caminhadas na cidade de Coimbra. O almoço fica a cargo de cada um dos participantes.

Figueira da Foz

Censos de Pequenos Cetáceos e Aves Marinhas na Costa Atlântica

(Departamento de Biologia - Universidade do Minho) Data: 06-08-2008 7:30:00 Lista de Espera Descrição: Propõe-se a realização de um percurso de barco na costa norte de Portugal, entre dois Portos. O percurso entre Portos será de 6 horas. Os participantes efectuarão o recenceamento de pequenos cetáceos e aves marinhas. Os trabalhos são acompanhados por 4 investigadores. O retorno ao Porto de origem será efectuado por viatura a disponibilizar pela organização. Ponto de encontro: Vários a definir telefónicamente com os participantes Como Chegar: A explicar aos participantes por email ou via telefónica visto que varia de Porto para Porto Idade mínima: 16 anos Localidade: Várias ao longo dos diversos percursos a cobrir a costa norte / FIGUEIRA DA FOZ / COIMBRA Itinerário: Saída do Porto até às 20 milhas da costa e depois para Porto seguinte. Retorno em viatura. Duração: 8 h Transporte: Assegurado pela organização a partir do ponto de encontro Responsável pela acção: José Vítor Vingada Nota: Esta acção irá beneficiar de material educativo e de divulgação proveniente do Projecto SAFESEA, Projecto Abrigos e CRAM-Q Materiais adicionais: CetAvesextra

Visita ao Farol do Cabo Mondego

(Marinha Portuguesa-Direcção de Faróis) Data: 09-08-2008 18:00:00 Inscrição Obrigatória (40 vagas) Descrição: Visita ao farol enquadrada pela explicação da sua história e do seu sistema de funcionamento. Durante o crepúsculo vespertino os visitantes participarão no momento de acender o farol. Ponto de encontro: Farol do Cabo Mondego Como Chegar: Farol do Cabo Mondego Idade mínima: 0 anos Localidade: Buarcos - Figueira da Foz / FIGUEIRA DA FOZ / COIMBRA Itinerário: Farol do Cabo Mondego Duração: 2 h Transporte: Próprio Nota: Por razões de segurança, a hora limite para permanecer na lanterna de cada farol será até 15 minutos antes do ocaso do sol.

Safari fotográfico no Jurássico Superior do Cabo Mondego
(Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra) Data: 01-09-2008 9:30:00 Lista de Espera Descrição: O riquíssimo património natural da região centro litoral é visitado num dos seus locais mais emblemáticos, em que paisagens e ecossistemas do Jurássico Superior se reconstituem a partir do grande Livro da Terra. Os participantes poderão observar fósseis, estruturas sedimentares e rochas, imaginando paisagens deslumbrantes, numa viagem às profundas transformações ambientais que a Terra sofreu. Ponto de encontro: Frente ao Restaurante Teimoso, no estacionamento da Marginal Oceânica. A organização vai estar presente com uma carrinha Astra preta com cartazes da Geologia no Verão 2008. Como Chegar: A partir da entrada da Figueira da Foz (A14 ou EN109), seguir a avenida marginal até às muralhas de Buarcos e depois percorrer toda a extensão da marginal oceânica. Idade mínima: 0 anos Localidade: Buarcos - Figueira da Foz / FIGUEIRA DA FOZ / COIMBRA Itinerário: Fonte das Pombas-Nerineas-Couto Mineiro-Pedra do Roaz-Fábrica de Cal-Carvão-Pedra da Nau-Mina. Duração: 4 h Transporte: Próprio Responsável pela acção: Pedro Callapez Nota: É fundamental o uso de calçado adequado, calças e chapéu, visto que se vai percorrer um trajecto ao longo de uma arriba, na baixa-mar, com alguns troços um pouco acidentados.


A organização faculta _boleia_ para algum participante que chegue à Figueira da Foz de autocarro ou de comboio. Nesse caso é necessário combinar previamente por mail ou telemóvel.

Materiais adicionais: Ponto de encontro

Itinerário
Panorâmica do percurso

O triângulo Figueira da Foz-Quiaios-Montemor-o-Velho: arquitectura, conflitos e ideias
(Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra) Data: 01-09-2008 15:00:00 Inscrição Obrigatória (6 vagas) Descrição: Encaixado entre o mar, a serra, a planície e o rio, o triângulo Figueira da Foz – Quiaios - Montemor-o-Velho oferece uma excelente oportunidade para uma reflexão sobre a geologia local e o dramático confronto com a acção antrópica. Ponto de encontro: Marina da Figueira da Foz Como Chegar: Via Comboio: sair na estação da Figueira da Foz_ apanhar o autocarro para Buarcos ou Cabo Mondego_ sair na paragem do Jardim Municipal, junto ao Mercado e à Marina.

Via automóvel: ao entrar na cidade, dirigir-se ao Jardim Municipal, junto ao Mercado e à Marina.

Voltados para o Jardim, avançar pela rua à direita, até alcançar o edifício do Tribunal. Chegados aqui, cortar à direita e subir a rua, em direcção ao Museu Dr. Santos Rocha. Idade mínima: 12 anos Localidade: Figueira da Foz / FIGUEIRA DA FOZ / COIMBRA Itinerário: Figueira da Foz-Quiaios-Brenha-Alhadas-Montemor-o-Velho-Figueira da Foz Duração: 4 h Transporte: Assegurado pela organização a partir do ponto de encontro Responsável pela acção: Fernando Carlos Lopes Nota: Trazer calçado e roupa adequados a percurso pedonal.

Lousã

Oficina de Segurança - Sala de Trânsito


(Município da Lousã) Data: 01-08-2008 9:30:00 Inscrição Obrigatória (16 vagas) Descrição: A Sala de Trânsito é um pólo da Oficina de Segurança, onde são trabalhadas com as crianças e jovens algumas questões sobre prevenção e segurança rodoviária. Ponto de encontro: Câmara Municipal da Lousã - Sector de Educação ou Nave de Exposições.

Como Chegar: Veja as indicações em http://www.cm-lousa.pt/turismo/index.htm

A _Sala de Trânsito_ situa-se perto do centro da vila, junto ao apeadeiro da CP e no edifício da Nave de Exposições. Existe sinalética. Idade mínima: 0 anos Localidade: Lousã / LOUSÃ / COIMBRA Duração: 1 h Transporte: Próprio Responsável pela acção: Marta Correia URL: http://www.cm-lousa.pt/educacao/oficina_seg.htm

Visita ao Centro de Emissão do Trevim, Serra da Lousã

(PT – Portugal Telecom ) Data: 02-08-2008 15:00:00 Inscrição Obrigatória (2 vagas) Descrição: O Centro Emissor da Lousã localiza-se no cimo da serra da Lousã. Está implantado a uma cota de 1200 metros, com uma torre de 120m metálica espiada.
A torre serve de suporte às antenas de emissão de VHF (RTP1) e UHF (:2 e SIC).
É também um ponto de recepção de sinais das delegações regionais dos operadores de televisão existentes na zona Centro do país.

Ponto de encontro: Centro Emissor da Lousã - Trevim.

Como Chegar: Na vila da Lousã (a 28Km de Coimbra), subindo a estrada da serra em direcção a Castanheira de Pêra e já no planalto, virar à esquerda na indicação Trevim.
Idade mínima: 0 anos Localidade: Trevim - Alto da Serra da Lousã / LOUSÃ / COIMBRA Duração: 2 h Transporte: Assegurado pela organização a partir do ponto de encontro Responsável pela acção: Olga Pereira Nota: Identificação obrigatória mediante BI.

Rota do Papel

(Município da Lousã) Data: 29-08-2008 9:30:00 Inscrição Obrigatória (15 vagas) Descrição: Visita a empresas e centros de formação onde se percebe o percurso do papel, desde a floresta até à utilização no dia a dia. Percurso sobre: Gestão, exploração e protecção florestal_ Empresas transformadoras do papel_ Empresas utilizadoras do papel. Ponto de encontro: Câmara Municipal da Lousã Como Chegar: Veja as indicações em http://www.cm-lousa.pt/turismo/index.htm

A Câmara Municipal da Lousã situa-se no centro da vila Idade mínima: 0 anos Localidade: Lousã / LOUSÃ / COIMBRA Itinerário: A definir, conforme a disponibilidade das empresas e os interesses dos participantes. Duração: 6 h Transporte: Próprio Responsável pela acção: Marta Correia URL: http://www.cm-lousa.pt/educacao/rotas_educ.htm

Nota: Poderá agendar qualquer em Agosto, de segunda-feira a sábado. A Autarquia tentará conseguir uma data de consenso entre as várias inscrições de forma a criar grupos de visita. Deixe o seu contacto na Secretaria do Sector de Educação (239990370) e os locais e a(s) data(s) preferencial(is) de visita e será contactado posteriormente.

No rasto dos veados da Serra da Lousã

(Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro)

Data:

13-09-2008 e 14-09-2008 15:00:00 Lista de Espera

Descrição:

Com partida prevista para as 15h00 junto à Câmara Municipal da Lousã, os participantes terão a oportunidade de visitar uma aldeia do xisto e de, ao fim da tarde, fazer excelentes observações de veados, no seu ecossistema natural, em plena Serra da Lousã. A chegada está prevista para as 20h30.

Ponto de encontro:

Traseiras da Câmara Municipal da Lousã, entre as 14h30 e as 15h00

Como Chegar:

Partindo de Coimbra, ir pela EN17 até à Lousã. Na vila da Lousã, procurar as indicações Câmara Municipal da Lousã.

Idade mínima:

15 anos

Localidade:

Lousã / LOUSÃ / COIMBRA

Itinerário:

Vila da Lousã (Câmara Municipal) - Aldeia do Xisto (Candal) - Serra da Lousã - Vila da Lousã

Duração:

6 h

Transporte:

Assegurado pela organização a partir do ponto de encontro

Responsável pela acção:

Carlos Fonseca

URL:

http://www.bio.ua.pt

Nota:

A entidade promotora assegurará o transporte de todos os participantes desde a vila da Lousã até à Serra, bem como o regresso ao ponto de partida. Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável para montanha e agasalho. Os participantes poderão levar um lanche leve e água. Parcerias com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais e Câmara Municipal da Lousã.

http://www.cienciaviva.pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas