sexta-feira, julho 18, 2008

Também acontece... Nas Aldeias do Xisto!

Actividades

19.07.2008 a 19.07.2008

Nas Cumeadas da Serra da Lousã - percurso nocturno

É um percurso que se realiza na alto da Serra da Lousã, percorrendo zonas florestais e de extensos matos de urze e carqueja, habitat preferencial do maior mamífero desta Serra, o Veado.

Percurso muito acessível, com desníveis suaves, sempre ao longo de caminhos florestais. Apesar de ser uma caminhada nocturna, é nesta altura que se torna mais fácil detectar os veados e os javalis, mamíferos de actividade preferencialmente nocturna, podendo mesmo, com alguma sorte, ver algum destes animais em plena liberdade.

19.07.2008 a 19.07.2008

Canoagem ao pôr do sol

Só mesmo experimentando: a tranquilidade, a beleza, o silêncio. Nas margens da Barragem de Sta. Luzia, em Pampilhosa da Serra, num lugar entre lugares onde nada mais parece existir... e onde tudo existe!

Na albufeira de uma barragem em altitude (Santa Luzia), iremos passear em torno dos recortes das suas margens e aguardar que o sol se ponha, o que proporciona um espectáculo de enorme beleza que nos deixa quase sem respiração e nos desperta todos os sentidos. Para terminar em beleza vamos degustar uma refeição constituída por produtos locais com sabores marcantes provenientes da arte e da experiência gastronómica da região.

19.07.2008 a 19.07.2008

Cozer o Pão

No Mosteiro, em Pedrógão Grande, um passeio pedestre seguido de actividade tradicional de cozedura de pão em forno a lenha.

Encontro junto ao Edifício da Câmara Municipal, às 9h.

20.07.2008 a 20.07.2008

Os encantos escondidos do vale do Ceira

Um passeio pedestre por Fajão, em Pampilhosa da Serra. Um passeio pelos sons, pela paisagem, pelo mistério!


Serpenteando pelos vales da Serra do Açor, o rio Ceira acompanha os 10km do percurso e faz desses mesmos vales encantados uma especial companhia para os visitantes. Inserido na Rede Natura 2000 é um percurso de dificuldade baixa onde persistem ainda espécies raras em território português e onde a presença de endemismos ibéricos e de um intenso verde fazem do momento uma verdadeira sensação de calma, apenas perturbada pelo saltitar constante da água do Ceira por entre pedras.


Pode visitar-se um antigo lagar de vara e um forno a lenha. A presença das actividades rurais são bastante visiveis na paisagem mas é o estado natural o verdadeiro encanto deste traçado, tantas vezes percorrido pelo homem ao longo de décadas.

20.07.2008 a 20.07.2008

Canoagem na Bouçã

Em Pedrógão Grande, um passeio de canoa entre Bouçã-Moinho das Freiras-Atalaia.

Encontro às 08:30h, no Parque de Merendas situado junto à rampa de acesso a embarcações na albufeira do Cabril.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas