sexta-feira, setembro 26, 2008

Na Agenda, das Aldeias do Xisto

25.09.2008 a 28.09.2008

XVIII Jornadas sobre a Função Social do Museu

Ocorrem no no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova as XVIII Jornadas sobre a Função Social do Museu, subordinadas ao tema “Geoturismo, Desenvolvimento Local e Museologia”.

As Jornadas são organizadas pelo Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o grupo português do MINON – Movimento Internacional para uma Nova Museologia.



Para inscrições ou informações sobre o programa consulte aqui

19.09.2008 a 29.09.2008

Feira de S. Miguel – Festas do Concelho de Penela

Um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas. A 19 de Setembro terão inicio diversas actividades culturais e desportivas inseridas na Programação das Festas de S. Miguel 2008


As Festas do Concelho de Penela, com a ancestral Feira de S. Miguel também conhecida como Feira das Nozes, e a contemporânea FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, decorrerão de 26 a 29 de Setembro. Constituem um momento único de afirmação da vitalidade social, económica e cultural do território e das gentes de Penela.


A música, o teatro, a animação de rua, as exposições e a gastronomia com as tasquinhas e os produtos endógenos do concelho, como tema central, são os pratos fortes da programação. Desde os eventos de cariz marcadamente popular, até aos mais eruditos, passando pelos dirigidos aos alunos das escolas e aos espectáculos musicais.

Para consultar o Programa e saber mais, clique Aqui

27.09.2008 a 27.09.2008

“Feel the Land” 2008, em Penela

No próximo dia 27 de Setembro, no Dia Mundial do Turismo, o Município de Penela dá início às actividades "Feel the land", uma iniciativa de promoção da agricultura familiar e tradicional.

Tem como objectivos a aproximação entre consumidores e pequenos produtores agrícolas, integração da comunidade estrangeira residente, promoção do turismo da região e acolhimento a turistas e visitantes.

Integrando a sub-região Terras de Sicó, Vinho Regional 'Beiras', a produção de vinho tem vindo a ganhar importância no Município de Penela. Há assim um projecto de eno-turismo, que permite ao turista, ao visitante e ao habitante da comunidade estrangeira vindimar, conviver com os restantes trabalhadores, produtores rurais e habitantes das aldeias aderentes ao projecto e partilhar experiências.

Participar nas vindimas, provar vinho ou visitar adegas é cada vez mais uma opção para muitos turistas. O eno-turismo pode assim representar uma diferenciação em termos de turismo concelhio e regional.

23.09.2008 a 16.10.2008

Actividades culturais na Lousã

No espaço do Serviço Educativo do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, de 23 de Setembro a 16 de Outubro, estará patente a Exposição "Fauna e Flora da Beira Litoral".

Ainda neste Museu pode ser vista a Peça do Mês de Setembro: "Cesto de Vindimas".

No dia 27 de Setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo. A Autarquia continuará a promover este território, os seus saberes e os seus produtos endógenos. Assim, os visitantes ao Concelho terão oportunidade de efectuar provas de produtos endógenos em três núcleos distintos: no Posto Municipal de Turismo, na Loja da Aldeia do Xisto de Candal, e na loja de artesanato e produtos regionais "Coisas e Lousas".

18.09.2008 a 01.10.2008

Os caminhos da Lã

Está patente na Antiga Moagem do Fundão um tapete de grandes dimensões confeccionado pela comunidade local. Numa experiência para os sentidos, os visitantes são convidados a descalçarem-se e a passearem por ele.

Aproveitando a lã não transformada resultante da tosquia, essa foi cardada artesanalmente, feltrada e depois lavada. O feltro foi utilizado na criação de um tapete de grandes dimensões denominada Os caminhos da lã, que os visitantes são convidados a observar e a sentir.

Na descoberta de novas sensações, convida-se a que se sente e procure nas bolsas... Podendo encontrar ervas, odores...

26.09.2008 a 31.10.2008

Exposição de Sítios Arqueológicos da Beira Interior

A Exposição Itinerante de 25 sítios arqueológicos da Beira Interior e gravuras em xisto de Vitor Camisão estará patente ao público entre 26 de Setembro e 31 de Outubro na Casa de Artes e Cultura do Tejo.

O conjunto de 25 posters e respectivo catálogo que acompanha a exposição resultam de um desafio lançado pela ARA (Associação de Desenvolvimento, Estudo e Defesa do Património da Beira Interior) a um grupo de investigadores que têm realizado pesquisas arqueológicas por diversos concelhos da Beira Interior.

Assim, além da divulgação dos lugares, os posters proporcionam um conjunto de elementos históricos e arqueológicos acerca de cada lugar.

27.09.2008 a 27.09.2008

Canyoning na Ribeira da Pena, Lousã

Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira da Pena, com recurso a saltos, descidas em rapel e travessias por dentro de água.

Esta ribeira percorre um vale encaixado e abrupto cujo leito, margens e encostas são formados por impressionantes fragas que tornam este local quase inacessível. Por esta razão, este vale ainda serve de refugio a plantas e animais exclusivos e raros. Esta é a ribeira mais espectacular da Região Centro, onde se conjugam o cenário inóspito e selvagem (formado por inúmeras cascatas, lagoas e rochedos imponentes) com a vegetação exuberante e a vida selvagem peculiar, valendo a pena o esforço dispendido na realização desta actividade.

28.09.2008 a 28.09.2008

Os encantos escondidos do vale do Ceira

Um passeio pedestre por Fajão, em Pampilhosa da Serra. Um passeio pelos sons, pela paisagem, pelo mistério!

Serpenteando pelos vales da Serra do Açor, o rio Ceira acompanha os 10km do percurso e faz desses mesmos vales encantados uma especial companhia para os visitantes. Inserido na Rede Natura 2000 é um percurso de dificuldade baixa onde persistem ainda espécies raras em território português e onde a presença de endemismos ibéricos e de um intenso verde fazem do momento uma verdadeira sensação de calma, apenas perturbada pelo saltitar constante da água do Ceira por entre pedras.

Pode visitar-se um antigo lagar de vara e um forno a lenha. A presença das actividades rurais são bastante visiveis na paisagem mas é o estado natural o verdadeiro encanto deste traçado, tantas vezes percorrido pelo homem ao longo de décadas.

28.09.2008 a 28.09.2008

Passeio Pedestre no Vale do Ceira

Os encantos escondidos do vale do Ceira proporciona um passeio pelos sons, pela paisagem, pelo mistério!

Serpenteando pelos vales da Serra do Açor, o rio Ceira acompanha os 10km do percurso e faz desses mesmos vales encantados uma especial companhia para os visitantes. Inserido na Rede Natura 2000 é um percurso de dificuldade baixa onde persistem ainda espécies raras em território português e onde a presença de endemismos ibéricos e de um intenso verde fazem do momento uma verdadeira sensação de calma, apenas perturbada pelo saltitar constante da água do Ceira por entre pedras. Pode visitar-se um antigo lagar de vara e um forno a lenha. A presença das actividades rurais são bastante visiveis na paisagem mas é o estado natural o verdadeiro encanto deste traçado, tantas vezes percorrido pelo homem ao longo de décadas.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas