sexta-feira, abril 27, 2007

Guernica


«(...) Há 70 anos, a Legião Condor de Hitler e a Aviazzione Legionaria de Mussolini escolheram a movimentada segunda-feira de mercado, em Guernica, para uma operação três-em-um: ajudar os fascistas de Franco a mudar o curso da Guerra Civil de Espanha, ferir de morte a resistência basca e ensaiar o primeiro ataque aéreo em massa contra uma população civil indefesa.
Uma cidade de 6 mil habitantes foi bombardeada e arrasada, durante mais de três horas. (...) De pé, pouco sobrou. Crianças, mulheres e homens foram metralhados em fuga.(...)»

in Visão


Guernica (em basco Gernika) é uma pequena localidade do país basco.


Guernica foi bombardeada no dia 26 de Abril de 1937 e inspirou Pablo Picaso, no seu famoso quadro Guernica com (3.50 x 7.82 m) .


"O quadro converte-se numa manifestação da cultura na luta política, ou melhor dizendo, no símbolo da cultura que se opõe à violência: Picasso opõe a criação do artista à destruição da guerra" (...)

"Quando alguém deseja exprimir a guerra, pode achar que é mais elegante e literário representá-la por um arco e uma flecha, que de facto, são estéticamente mais belos, mas quanto a mim (...) utilizaria uma metralhadora", citando Pablo Picaso


Hoje, olhar para Guernica é partilhar o horror que Picasso sentiu há 70 anos perante as imagens da destruição da povoação e que haja sempre um pensamento na mente dos homens: GUERNICA NUNCA MAIS!


Guernica tem actualmente 18.000 habitantes.


Texto de Mário Nunes


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas