segunda-feira, maio 21, 2007

À Descoberta da Serra da Lousã, entre Miranda do Corvo e o Gondramaz

As Aldeia do Xisto Desafiam a Conhecer

a Flora na Serra da Lousã - Gondramaz


No dia 19 de Maio realizou-se um workshop sobre a Flora da Serra da Lousã, no auditório da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e na aldeia do Gondramaz.

O workshop foi orientado pelo professor Dr. Paulo Silveira, Dr. João Ezequiel e Dra. Ana Lourenço. Durante o workshop foram mostrados exemplos de espécies presentes na Serra da Lousã e discutido o impacto do Homem e suas acções sobre o meio. Com uma plateia bastante animada criou-se um debate e todos colocaram questões, deram exemplos e propuseram soluções.

Seguiu‑se uma visita ao pólo da Exposição FotoXisto patente na Biblioteca Municipal, para observação das fotografias ilustrativas da visão dos habitantes sobre as suas aldeias.

Transportados até ao Gondramaz iniciou‑se o percurso até ao Parque de Merendas, com frequentes paragens para análise da flora local e explicações. Após o almoço regressou‑se à aldeia, onde cerca de 13 pessoas se juntaram ao grupo inicial. Visitado o pólo da Exposição FotoXisto presente na aldeia continuou‑se o passeio, observando com entusiasmo a abundante flora e a paisagem envolvente. Uma breve paragem na refrescante e encantadora cascata retemperou forças e animou os participantes para a subida até ao Penedo dos Corvos.

Penedo dos Corvos, do alto do Penedo, uma visão espectacular, do topo da montanha para o vale


Uma fantástica paisagem aguardava os caminhantes, recompensando o esforço da subida. Sob o Penedo parece descansar um vale encantado, de frondosas árvores que parecem proteger um importante legado.

Satisfeitos os sentidos regressou‑se à aldeia entre animadas conversas e troca de ideias, onde o transporte aguardava para o regresso à vila.

Este workshop inclui‑se num ciclo dedicado à flora e fauna da Serra da Lousã organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, com a colaboração do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e DownStream – Desporto de Aventura, no âmbito do Plano de Animação das Aldeias do Xisto dinamizado pela Pinus Verde.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas