Iniciativa pelo Pedal* * Bicicletada
Todas as últimas sextas de cada mês pelas 18h
Junte-se a nós neste passeio reivindicativo, divertido e saudável pelas ruas de
Portagem (junto à estátua do Mata Frades)
«Nos últimos vinte anos a taxa de motorização em Portugal disparou ao ritmo alucinante e continuado de 6% ao ano. A este aumento correspondeu a explosão da mobilidade. Se tivermos um padrão próximo da média europeia, as viagens com menos de
Sabemos também que o sector dos transportes é a segunda maior fonte de Gases de Efeitos de Estufa (GEE) em Portugal, sendo 80% das emissões do sector imputáveis ao modo rodoviário. Se nada se fizer para contrariar a tendência actual, Portugal ultrapassará a meta definida pelo Protocolo de Quioto em mais de 15% no ano 2010.
(…) No entanto, encorajar hoje a bicicleta, é obrigatoriamente falar do território em que ela se deve movimentar: requalificado, ordenado, calmo, acessível aos peões e também aos ciclistas. É necessariamente conceber ou redesenhar ruas como espaços onde convivemos e não simplesmente como corredores para circular. Tal implica vontade, meios financeiros, tenacidade e sobretudo um projecto de território, para que se possa conter e ordenar a urbanização difusa e de baixa-densidade, reabilitar os centros históricos, restaurar os espaços públicos, restabelecer corredores correntemente retalhados por auto-estradas, viadutos, avenidas de tráfego intenso, estacionamento desordenado. Sob pena de fracassarem, politicas de incentivo à utilização da bicicleta não podem surgir isoladamente, nem basear-se no traçado de uma rede municipal de ciclovias. Devem sim fazer parte de um pacote integrado de medidas que promovam o ordenamento do território, a requalificação urbana e a mobilidade sustentável.»
Excerto de texto da autoria de Mário J. Alves
Texto na íntegra em:
realattid=f_f1zeydmr&attid=0.3&disp=vah&view=att&th=112b071d89b08065
Sem comentários:
Enviar um comentário