quarta-feira, maio 30, 2007

XVII EXPO MIRANDA


A Câmara Municipal, em conjunto com a Comissão Organizadora composta por representantes da autarquia e empresários do concelho, realizam a XVII Expo-Miranda, entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho, na Praça da Liberdade e no interior do Mercado Municipal.

Este certame reflecte toda a actividade económica, industrial, agrícola, cultural e artesanal, bem como o dinamismo das instituições de solidariedade social, das colectividades desportivas, recreativas, culturais e humanitárias e das escolas José Falcão e Ferrer Correia.

A sua realização é importante quer pelos momentos de convívio que proporciona quer pela dinamização comercial das actividades económicas. O artesanato local marca presença na feira, desde a olaria à tecelagem e cerâmica (pintura de azulejos).

Este ano estarão presentes na Expo, entre 125 e 130 expositores. O crescimento não tem sido maior, dadas as limitações do espaço disponível.

Integrado na Expo-Miranda, será comemorado o Dia Mundial da Criança no dia 1 de Junho, por sinal feriado municipal do concelho, com a realização de actividades desportivas, culturais e recreativas.

Ao caminhar pela feira terá oportunidade de contactar com espaços vocacionados para uma multiplicidade de áreas desde os sectores mais tradicionais, às novas tecnologias sem esquecer as preocupações ambientais bem patentes em stands como o da AREAC - Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro.

Integradas no certame realizam-se também uma exposição de pintura e outra de fotografia. Durante o certame poderá também visitar os stands da feira do livro.

No interior do mercado municipal estarão patentes duas exposições: Uma exposição de artes plásticas que conta com a participação de vários nomes consagrados da pintura e escultura e uma exposição de fotografia.

No caso da exposição de fotografia, esta é a primeira de um grupo de pessoas que recentemente fundou um clube. Trata-se da exposição de apresentação deste clube que escolheu a Expo Miranda para apresentar os seus trabalhos.

A Expo-Miranda serve igualmente para promover e divulgar a gastronomia de Miranda do Corvo através de uma zona de “tasquinhas”, exploradas pelas colectividades do concelho. Algumas destas “tasquinhas” oferecerão aos visitantes a possibilidade de provar a famosa chanfana, os negalhos, a sopa de casamento e o sarrabulho, entre muitos outros petiscos.

Miranda berço da chanfana é terra de boa cozinha tradicional. A presença de muitas colectividades com “tasquinhas” nesta edição da Expo, é a demonstração das potencialidades do Concelho. Estas “tasquinhas” dinamizadas pelas associações demonstram quão generosas são as pessoas do concelho disponíveis sempre para, sem esperar qualquer retribuição, dar o seu trabalho voluntário para que as suas colectividades possam ser mais prósperas, dinâmicas, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das suas terras.

A aposta no artesanato local é também muito grande este ano. Haverá participação de artesãos de olaria, latoaria e tecelagem numa clara aposta na defesa e divulgação destas actividades. Espera-se a presença de vários artesãos a trabalhar ao vivo durante a feira.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas