quarta-feira, maio 16, 2007

Fauna & Flora na Serra da Lousã

“A Serra da Lousã é conhecida pelas suas extensas áreas de floresta e de matos. Algumas espécies arbóreas, outrora dominantes, podem encontrar-se dispersas pela serra destacando-se o Castanheiro e espécies do género Quercus, nomeadamente o Carvalho-negral, Carvalho-algarinho e o Sobreiro.” Reserve o dia 19 de Maio e venha conhecer as maravilhas que a Serra da Lousã tem para lhe oferecer.

Neste dia realiza-se um workshop sobre a Flora da Serra da Lousã, no auditório da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e na Aldeia de Gondramaz. Com ponto de encontro marcado para as 10h00 junto ao edifício da Câmara Municipal, onde se iniciará o workshop orientado pelos professores Dr. Carlos Fonseca, Dr. Paulo Silveira e seus colaboradores da Universidade de Aveiro.

Após o workshop, os participantes serão transportados, em autocarro da Câmara Municipal, até à Aldeia do Gondramaz, passando pela Biblioteca Municipal, de forma a visitarem os dois pólos da Exposição FotoXisto. Em seguida farão o percurso pedonal até ao Parque de Merendas onde decorrerá o almoço.

Terminado o almoço, dar-se-á início ao passeio pedestre pela natureza observando a flora da Serra da Lousã. O passeio vai até perto da aldeia, iniciando-se uma descida até à cascata existente no vale situado sob o Gondramaz. Em seguida, sobre-se até ao Penedo dos Corvos, onde todos os participantes terão a oportunidade de desfrutar de uma paisagem magnífica. Regressa se ao Gondramaz pelo extremo inferior da aldeia, o passeio termina na chegada à aldeia onde o autocarro aguarda os participantes para os levar de volta à vila.

As inscrições estão abertas até ao dia 17 de Maio no Município de Miranda do Corvo – através do telefone ou e-mail – e têm um preço total por pessoa de 5 euros, tendo incluído o seguro e o transporte. O almoço é da responsabilidade dos participantes.

As Aldeias do Xisto são constituídas por 23 aldeias distribuídas por 13 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 23 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram. Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.

Ler mais em:

www.aldeiasdoxisto.pt

www.cm-mirandadocorvo.pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas