«Bush adverte para terceira guerra mundial
O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), George W. Bush, advertiu esta quarta-feira os líderes internacionais para que impeçam o Irão de se dotar da arma nuclear, se quiserem evitar a terceira guerra mundial.»
Ler mais em:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=262099&idselect=21&idCanal=21&p=200
Putin avisa sobre ataque ao Irão
«Reunidos em Teerão, os cincos países que partilham as margens do Mar Cáspio: Irão, Rússia, Kazaquistão, Azerbeijão e Turquemenistão seguiram à letra o apelo feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, e aprovaram uma declaração afirmando que sob nenhuma circunstância, os países da região permitirão a utilização dos seus territórios por países terceiros para lançar um ataque ou qualquer outro tipo de acção militar contra os países-membros. O destinatário da advertência é óbvio: recentemente, responsáveis militares norte-americanos inspeccionaram várias bases militares no Azerbeijão e a países que tem uma parceria com a NATO para avaliarem o seu possível uso num ataque contra o programa nuclear iraniano. Recorde-se que a Rússia sempre se manifestou contra um eventual ataque norte-americano ao Irão, posição reiterada por Putin ao afirmar, em Teerão, que não devemos sequer pensar em usar a força nesta região.
Além desta posição inegável de apoio, os países do Cáspio frisaram o direito de todos os países signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, a desenvolverem um programa nuclear pacífico.»
Ler mais em:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=261996
Reactor nuclear foi o alvo
«O raide aéreo israelita do mês passado no interior da Síria visou um reactor nuclear em construção, afirma o New York Times na sua edição de sábado. O jornal adianta ainda que, antes do raide, a administração do presidente George W. Bush teve debates intensos com Israel, mostrando-se dividida quanto à oportunidade da operação. Alguns elementos, entre eles a secretária de Estado, Condoleezza Rice, receavam as reacções internacionais a um ataque não justificado por uma ameaça imediata.»
Ler mais em:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=261768
Tudo isto merece um comentário: Algo anda no ar!
Sem comentários:
Enviar um comentário