terça-feira, outubro 23, 2007

VIII Feira da Árvore de Semide

Vai decorrer no próximo fim-de-semana, dias 26, 27 e 28 de Outubro, a VIII edição da “Feira da Árvore” que este ano se realiza nas instalações da Escola Ferrer Correia, no Senhor da Serra.

Trata-se de um certame já com grande tradição organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Junta de Freguesia de Semide e Associação de Viveiristas do Distrito de Coimbra. Este ano o certame contará também com a colaboração da Junta de Freguesia de Ceira e o apoio do Agrupamento de Escolas Ferrer Correia, Região de Turismo do Centro e Dueceira.

A feira conta com 36 inscritos entre viveiristas, instituições públicas, e stands de equipamentos para a actividade.

O objectivo do certame passa por divulgar e defender uma actividade de grande importância no concelho de Miranda do Corvo e que assume um papel também importante em concelhos vizinhos, nomeadamente Coimbra (Freguesia de Ceira) e Lousã.

Salienta-se o facto de na freguesia de Semide se encontrar a maioria dos agricultores que desenvolve esta actividade no país, tornando-se assim uma área de grande expressão que importa apoiar e desenvolver. Do seu sucesso enquanto viveiristas depende não só um aspecto importante de riqueza concelhia e regional mas também da sua representatividade nacional.

Apesar de ser uma zona relativamente pequena, cerca de 80% da produção nacional de viveiros provêm da freguesia de Semide e região envolvente, como é o caso de Ceira e Lousã.

Para além da divulgação da actividade e produtos viveiristas, a feira serve também como ponto de encontro entre profissionais que desta forma podem trocar experiencias através da realização de jornadas técnicas.

Este ano estas jornadas realizam-se no dia 27, a partir das 9 horas e 30 e vão abordar o tema “Exigências de qualidade são a base de produção” e terão várias intervenções:

- Problemática dos nematodos em viveiros frutícolas, pela Dr.ª Maria José Cunha da Escola Superior Agrária de Coimbra;

- Sistemas de rega em viveiros e plantações de fruteiras, pelo Eng.º Jaume Guardia Cassa, Director de Marketing y Desarollo de Mercados;

- Perspectivas de mercado da cultura de Kiwi pelo Eng.º José Martino, Presidente da Associação de Produtores de Kiwi e Eng.º João Oliveira;

- Plano Regional da fileira dos viveiros, pelo Eng.º Nuno Neves da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro;

- Serviço de Inspecção e calibragem de pulverizadores, pelo Eng.º Pedro Nunes, do Centro operativo e tecnológico hortofrutícola Português

Durante as jornadas técnicas vai ainda realizar-se uma visita ao campo de multiplicação de plantas mãe de citrinos certificados da Associação de Viveiristas do Distrito de Coimbra.

Ainda no dia 27, pelas 12 horas e 30 realiza-se uma visita à feira por parte das entidades oficiais presentes.

Paralelamente decorre o programa de animação cultural que contará, no dia 26, pelas 18 horas com uma actuação da escola de concertinistas da Lousã, no dia 27, pelas 22 horas, um encontro de tunas e no dia 28, pelas 15 horas com actuação do rancho Flores das Cortes, do rancho típico de Semide, do rancho infantil da Granja de Semide e do grupo de folclore da Casa do Povo de Ceira.

Também a gastronomia terá lugar de destaque na Feira da Árvore. Estando a origem da chanfana ligada à freguesia de Semide, nomeadamente ao seu mosteiro e à povoação de Chãs, a organização vai promover a realização da 1.ª prova gastronómica de chanfana, que decorrerá durante toda a feira.

Esta feira da árvore é também motivo para a organização de um concurso visando a promoção de comércio tradicional de Miranda do Corvo. Ao fazer compras no comércio tradicional do concelho de Miranda do Corvo, os compradores habilitam-se a ganhar prémios que serão entregues no dia 28, pelas 16 horas no recinto da feira.

1 comentário:

vera rodrigues disse...

parabéns Mario Nunes pelo excelente blog.
Meu pai foi nascido e criado em freguesia de semide porém agor já é falecido; localizei o seu blog visitando o site da camara de semide; gostei muito do conteúdo do seu blog;estou fazendo contato com a camara de semide para ver se localizo o endereço dos meus avós paternos aí em semide. tenho um blog sobre a força do pensamento positivo, o endereço é www.segredopensamentopositivo.blogspot.com
desejo-te muito sucesso!
vera rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas