segunda-feira, setembro 07, 2009

Feira do mel comemorou 20 anos muito doces!


A comemorar 20 de anos, realizou-se este Domingo na Vila do Espinhal, a XX Feira do Mel, que recebeu a visita do Presidente da Entidade Regional de Turismo do centro, Pedro Machado.

Este certame contou com a presença de cerca de 40 apicultores, vindos não só do concelho, mas também dos concelhos abrangidos pela Serra da Lousã, desde Miranda do Corvo, a Castanheira de Pêra, Arganil e Lousã. A satisfação dos produtores era grande, pois não só este é um ano de muito mel, como a qualidade deste é bastante boa, o que se revelou no negócio.
A realçar que o mel este ano apresentou um rótulo especial de comemoração dos 20 anos de Feira do Mel do Espinhal.


Durante a cerimónia de abertura, o Presidente da Serramel e também apicultor, Sr. Augusto, referiu a importância desta actividade e quão importante é divulgá-la e ensiná-la aos mais pequenos. A continuidade da apicultura depende muito dos jovens e do seu interesse por esta arte, nesta edição da feira do mel, já estiveram presentes alguns destes jovens que começam agora a iniciar-se nesta actividade.

Pedro Machado referiu a importância deste produto endógeno, não só como uma marca do concelho, como também uma referência para a região e país. Esta feira que já conta com 20 edições é cada vez mais um importante ponto de referência e de divulgação deste produto tão saudável, o mel.


Sublinhando a importância deste recurso endógeno, o autarca frisou que no âmbito de uma candidatura ao PROVERE, realizada pelas Aldeias do Xisto, estão incluídos projectos ligados ao mel, que agora obtiveram financiamento e que poderão ter início nos próximos anos, tal como o Centro de recolha do mel e a Casa da Cultura e Museu do Mel.


Chegaram assim ao fim três dias de animação e festa na Vila do Espinhal, onde decorreu também a Mostra de Artesanato e Associativismo e a Exposição «20 anos da Feira de Mel», em comemoração das suas 20 edições, um agradecimento especial a todos os apicultores que nesta feira têm participado, permitindo dar continuidade a este importante certame.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas