segunda-feira, abril 16, 2012

Estação Arqueológica do Alto do Calvário



Comemora-se no próximo dia 18 de Abril o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, este ano sob o lema “Do património mundial ao património local: proteger e gerir a mudança”, assinalando assim o 40º aniversário da Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, no quadro da qual foi estabelecida a conhecida “Lista do Património Mundial”.
O tema proposto pretende sublinhar o enorme desafio que se coloca hoje à protecção e gestão do património, numa época marcada pela globalização económica e cultural, de profundas transformações e de mudança de paradigmas.
A autarquia de Miranda do Corvo respondeu ao convite do IGESPAR e concebeu um programa de visitas guiadas à Estação Arqueológica do Alto do Calvário e aos Painéis da Paixão de Cristo, durante a semana de 16 a 20 de Abril.
Os trabalhos arqueológicos no Alto do Calvário surgiram no âmbito da integração do município de Miranda do Corvo no projecto da Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego. No decorrer das sondagens realizadas foram encontrados vestígios arqueológicos de várias épocas, entre as quais destacamos uma necrópole de sepulturas escavada na rocha, bem como restos da muralha do castelo. São estes vestígios e outros que ao longo de uma semana os visitantes, com especial enfoque nos grupos escolares mas também o público em geral, terão a oportunidade de visitar.
Estas visitas requerem marcação prévia (na Biblioteca Municipal Miguel Torga ou no Posto de Turismo).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas