quinta-feira, setembro 06, 2007

Candal renovou tradição


Baile à moda antiga na ex-escola primária

«O último sábado de Agosto foi, mais uma vez, dia de encontro de filhos de gentes naturais das aldeias serranas do Candal, Catarredor e Cerdeira, nas festas em honra de Nossa Senhora das Preces. A Celebração da Palavra decorreu dia 25, às 15:00, na capela da padroeira situada no Catarredor, seguindo-se o leilão das oferendas. Os festejos tiveram continuidade à noite, com um baile à moda antiga nas instalações da antiga escola primária do Candal e actual sede da Associação de Convívio e Melhoramentos local.


Um grupo de amigos ligados às aldeias organizou o encontro, confeccionando caldo verde, bifanas, chanfana e o famigerado café da avó. Enquanto no rés-do-chão se matava a fome e a sede, no andar de cima do edifício dançavam-se viras e fados mandados. Com tanta força se dava ao pés que as gentes de baixo se apercebiam logo se o baile estava rijo ou não. Embora este ano a afluência de pessoas não tenha sido tão significativa como em anos anteriores, quem esteve divertiu-se e bem, até porque teve mais espaço para mexer o corpo. Além dos dançarinos, estiveram presentes cantadores e sete tocadores de concertina, do concelho da Lousã e de Góis.


“O que nós pretendemos é manter a tradição”, referiu Victor Coelho, um dos organizadores. “A malta jovem tem de vir mais a estes bailes, para aprenderem a dançar e perpetuarem a sua realização”, disse, por seu lado, Rosa Bernardo, outra filha da terra que também se envolve na coordenação do evento.


Preocupada em levar cada vez mais pessoas à serra, a Associação de Convívio e Melhoramentos do Candal organiza, pelo menos, seis vezes por ano um encontro aos sábados para sócios e amigos. “Chegam a aparecer no mínimo 40 pessoas”, declarou Victor Coelho, o presidente da colectividade que, este ano, está empenhada em pedir apoios à Câmara Municipal para substituir portas e janelas da sede, que tem vindo a ser melhorada nos últimos anos.»

Fonte: Trevim

In http://www.trevim.pt/noticia.asp?edcid=270&sccid=113&ntcid=5394

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas