domingo, setembro 30, 2007

Feira de S. Miguel, Penela - A Feira das Nozes


Hoje, dia 30 de Setembro de 2007 é dia da Feira de S. Miguel, a Feira das Nozes…

Os preparativos para a feira começam cedo. A chegada dos feirantes e dos produtos obedece quase a uma espécie de ritual. Na véspera do grande dia começam a chegar as já afamadas tranças de cebolas, no próprio dia chegam as centenas de sacas de nozes. Pelas ruas abundam os artesãos, feirantes, comerciantes e visitantes, que trazem a Penela um movimento pouco usual no seu dia a dia.

Durante o dia juntam-se às dezenas de comerciantes e feirantes milhares de visitantes que aqui vem procurar as afamadas nozes e cebolas, para além de uma diversificada gama de artesanato (cestaria, latoaria, olaria, têxteis, etc) ou bens essenciais.

Por todo o lado há um movimento invulgar e sente-se no ar, o cheiro dos mais diversos petiscos. Sardinha e chouriço assado, frango de churrasco, farturas, pipocas e algodão doce fazem as delícias de muitos que vêm aqui passar o dia.

O som dos carroceis, dos grupos de foclore e das bandas filarmónicas preenchem o ambiente da feira.

Hoje, a feira de S. Miguel está muito diferente da idealizada por D. Pedro.

Actualmente há um encontro harmonioso das trocas comerciais com a promoção e divulgação de serviços, instituições e artesanato, com a cultura, a diversão e o lazer, que atraem às anuais Festas de S. Miguel e à centenária Feira das Nozes.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas