quinta-feira, setembro 20, 2007

Penela associa-se ao Dia Europeu Sem Carros

Semana Europeia da Mobilidade “Melhores ruas para todos

No próximo dia 22 de Setembro, o Município de Penela vai assinalar o Dia Europeu sem Carros, com a promoção de diversas iniciativas com vista a alertar a população para a necessidade de adoptar formas não poluentes de locomoção e de viverem este dia sem sentirem restrições de mobilidade.

Assim, a autarquia adere à iniciativa restringindo a utilização dos veículos motorizados, entre as 09h00 e as 18h00 (nas ruas previamente definidas), disponibilizando aos Munícipes e turistas um circuito de transporte colectivo com paragens previamente definidas.

A actividade inclui ainda a apresentação dos trabalhos resultantes do Projecto de Mobilidade Sustentável, a ser desenvolvida pelo Instituto Politécnico de Tomar para a Vila de Penela, com uma exposição dos mesmos na Praça da República.

Semana Europeia da Mobilidade

Anualmente de 16 a 22 de Setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

O acontecimento consiste na restrição do tráfego motorizado em certas áreas das cidades e vilas (cuja definição compete aos Municípios que voluntariamente aderem à iniciativa), encorajando os cidadãos a utilizarem modos de transporte alternativos, sensibilizando-os simultaneamente para os efeitos na qualidade do ambiente que resultam da sua escolha do meio de transporte a utilizar quando se deslocam.

Como é hábito, a Semana culmina com o Dia sem Carros, no dia 22 de Setembro, durante o qual as cidades ou vilas participantes reservam uma área para peões, bicicletas, veículos eléctricos, veículos mais limpos (a GN, GPL, eléctricos,...) e, em particular, transportes públicos. Com essa acção pretende-se proporcionar às pessoas uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte e de viverem este dia sem sentirem restrições à sua mobilidade.

Fonte: C. M. Penela

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas