terça-feira, maio 27, 2008

Miranda do Corvo - Expo 2008 - 28 de Maio a 1 de Junho


Irá ter lugar a XVIII Expo-Miranda, entre os dias 28 de Maio e 1 de Junho, na Praça da Liberdade e no interior do Mercado Municipal.

Este certame reflecte toda a actividade económica, industrial, agrícola, cultural e artesanal, bem como o dinamismo das instituições de solidariedade social, das colectividades desportivas, recreativas, culturais e humanitárias e das escolas José Falcão e Ferrer Correia.

A sua realização é importante quer pelos momentos de convívio que proporciona quer pela dinamização comercial das actividades económicas. O artesanato local marca presença na feira, desde a olaria à tecelagem e cerâmica (pintura de azulejos).

Ao caminhar pela feira terá oportunidade de contactar com espaços vocacionados para uma multiplicidade de áreas desde os sectores mais tradicionais, às novas tecnologias sem esquecer as preocupações ambientais bem patentes em stands como o da AREAC - Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro.

Integradas no certame realizam-se também uma exposição de pintura e outra de fotografia. Durante o certame poderá também visitar os stands da feira do livro.

No interior do mercado municipal estarão patentes duas exposições: Uma exposição de artes plásticas que conta com a participação de vários nomes consagrados da pintura e escultura e uma exposição de fotografia.

No caso da exposição de fotografia, esta é a segunda de um grupo de pessoas que recentemente fundou um clube e que escolheu a Expo Miranda para apresentar os seus trabalhos.

A Expo-Miranda serve igualmente para promover e divulgar a gastronomia de Miranda do Corvo através de uma zona de “tasquinhas”, exploradas pelas colectividades do concelho. Algumas destas “tasquinhas” oferecerão aos visitantes a possibilidade de provar a famosa chanfana, os negalhos, a sopa de casamento e o sarrabulho, entre muitos outros petiscos.

Miranda berço da chanfana é terra de boa cozinha tradicional. A presença de muitas colectividades com “tasquinhas” nesta edição da Expo, é a demonstração das potencialidades do Concelho. Estas “tasquinhas” dinamizadas pelas associações demonstram quão generosas são as pessoas do concelho disponíveis sempre para, sem esperar qualquer retribuição, dar o seu trabalho voluntário para que as suas colectividades possam ser mais prósperas, dinâmicas, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das suas terras.

A aposta no artesanato local é também muito grande este ano. Haverá participação de artesãos de olaria, latoaria e tecelagem numa clara aposta na defesa e divulgação destas actividades. Espera-se a presença de vários artesãos a trabalhar ao vivo durante a feira.

O programa do certame é o seguinte Programa

28 de Maio de 2008 .:. 4ª feira

18H00 . Abertura Oficial da Expo-Miranda

22H30 . Actuação de Pedro Khima

29 de Maio de 2008 .:. 5ª feira

19H00 . Abertura da Expo-Miranda

22H00 . Actuação do Grupo Rockluso

30 de Maio de 2008 .:. 6ª feira

18H00 . Abertura da Expo-Miranda

23H00 . Actuação de Irmãos Verdades

31 de Maio de 2008 .:. Sábado

10H00 . Torneio Triangular de Futsal Escolas - Pavilhão Municipal

Equipas: Viveiro da ADFP; Ass. Rec. de Freixieiro e Esc. João Veloso

15H00 . Abertura da Expo-Miranda

17H00 . Jogo Futebol Mirandense x Taboeira (veteranos) - Estádio Municipal Relvado

23H00 . Actuação de Ala dos Namorados com Nuno Guerreiro

1 de Junho de 2008 .:. Domingo

.:. Feriado Municipal e Dia Mundial da Criança

10H15 . Hastear da Bandeira

10H30 . Sessão Solene

11H30 . Momento Músical

10H00 . 18H00 . Actividades do Dia Mundial da Criança

Insufláveis, Mini-Golfe e Carros a Pedais, Slyde, Parede de Escalada Horizontal, Canoagem, Jogos de Cordas – Tirolesa, Corridas de Sky e Jogos Tradicionais – actividades dinamizadas pelo Agrupamento de Escuteiros de M. do Corvo.

15H00 . Cerimónia de Abertura Oficial do Destacamento de Semide dos Bombeiros Voluntários de M. do Corvo.

15H00 . Abertura da Expo-Miranda

16H30 . TARDE DE FOLCLORE:

Grupo Coral da Universidade Sénior da ADFP

Rancho Folclórico “Flor das Cortes”

Rancho Folclórico “As Tecedeiras dos Moinhos”

Rancho Típico de Semide

22H00 . Actuação de Carina Carvalho

23H00 . Actuação de Quim Barreiros

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas