quinta-feira, maio 15, 2008

Penela Revive Tempos da Reconquista


«O castelo de Penela vai reviver os tempos da reconquista com a realização da Feira Medieval no próximo sábado e domingo, dias 17 e 18, com a iniciativa a prosseguir no fim-de-semana seguinte, de 23 a 25.

Aproveitando o cenário natural da vila, com o castelo e o centro histórico, a Câmara Municipal proporciona aos que visitarem Penela um conjunto de recriações e de animações ao vivo alusivas à época medieval.

Esta edição da Feira Medieval, que tem o apoio da Região de Turismo do Centro, assume uma vertente lúdico-pedagógica assente em dois grandes temas – “Penela no reino de Leão e Castela” e “Afonso Henriques em Penela nas vésperas da tomada de Lisboa” – que vão sendo desenvolvidos ao longo de cada um dos cinco dias do evento, em vários quadros medievais protagonizados por artesãos ao vivo, comerciantes, tasquinhas e múltiplas representações históricas com saltimbancos, malabaristas, torneios, cortejos de armas, danças e muita música.

Sábado, o primeiro dia da Feira Medieval, será dedicado a “Penela no mundo árabe”, com a abertura do mercado às 18h00, seguindo-se a animação moura (19h00), os manjares e beberagens (20h00), o assalto e a conquista do castelo (22h00).

No domingo, dia 18, o mercado abre às 12h00, com os comeres e os beberes a partir das 13h00, preparando o estômago para a comemoração da vitória sobre os mouros, às 16h00, enquanto pelas 22h00 realizar-se-á o “cortejo de homens de armas e expulsão dos mouros”.

Aproveitando a realização da Feira Medieval, a Câmara, juntamente com a Universidade de Coimbra, através do Gabinete de Apoio às Transferências de Saber e da Faculdade de Letras, realiza um ciclo de conferências sobre a temática medieval, no próximo dia 21, no Auditório Municipal de Penela.

A sessão de abertura será às 9h30, com a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Paulo Júlio e Emídio Domingues, assim como do director regional da Cultura do Centro, Pedro Pita. O primeiro painel, pelas 10h00, será sobre “O Arcediagado de Penela”, a cargo de Maria Alegria Fernandes Marques, enquanto o segundo tema, a partir das 11h30, será uma abordagem arqueológica, feita por Helena Catarino, “Entre cristãos e muçulmanos nas terras da Ladeia”.

A história maravilhosa do castelo medieval de Penela”, pelas 14h30, constituirá o terceiro painel, a cargo de João Gouveia Monteiro, a que se seguirá, a partir das 17h00, uma visita ao castelo. Estas conferências são especialmente direccionadas para estudantes do ensino superior, docentes, quadros superiores da administração local na área da história, património e cultura, entre outros interessados.

A Feira Medieval prosseguirá a 23, 24 e 25 de Maio, subordinada ao tema “Afonso Henriques em Penela nas vésperas da tomada de Lisboa”, com cada um dos dias a versar, respectivamente, “Os povos do livro: cristãos, árabes e judeus”, “As investidas mouras e a resistência cristã” e “A partida para a reconquista de Lisboa”.»

In Campeão das Províncias

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas