sexta-feira, janeiro 28, 2011

Percursos da História local e regional

No dia 29 de Janeiro, próximo sábado, às 15H00, o Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut, recebe um Seminário Permanente coordenado pela Professora Doutora Margarida Neto, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, subordinada ao tema “Percursos da História Local e Regional”, inserida num Ciclo de Conferências programadas para este centro.

“PERCURSOS DA HISTÓRIA LOCAL E REGIONAL”

No panorama da historiografia actual destacam-se, pela inovação teórica e metodológica, as investigações feitas às escalas local e regional. O interesse dos historiadores por estas dimensões espaciais explica-se por factores de natureza científica, intrínsecos às concepções e às práticas historiográficas, e por motivos de ordem sociopolítica, associados à procura de novos modelos de organização das sociedades e dos poderes num contexto de globalização.

O progresso registado no campo da História local e regional, sobretudo após a década de 70 do século passado, alicerça-se, entretanto, numa herança construída pacientemente, ao longo do tempo, por estudiosos locais, ou simples curiosos das “Antiguidades” das terras, que fixaram, por escrito, um manancial multifacetado de memórias locais e regionais.

O objectivo deste seminário é apontar alguns percursos e sentidos da história local e regional portuguesa, a fim de estimular a reflexão sobre um campo de investigação histórica que se tem revelado tão fecundo tanto no sentido da compreensão do passado como da projecção do futuro.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas