quarta-feira, agosto 29, 2007

Lousã Premiada na Área do Turismo

Talasnal

A Câmara Municipal da Lousã candidatou-se ao Prémio Turismo de 2006, iniciativa do ITP Instituto de Turismo de Portugal, concorrendo na categoria Ambiente Campo.

Como resultado desta candidatura foi premiada com uma Menção Honrosa.

Foi apresentado o projecto relativo à Candidatura e Recuperação / Reabilitação de um núcleo de 5 aldeias da Serra da Lousã - Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal, as quais integram a Rede das Aldeias do Xisto, sendo o núcleo concelhio mais importante no conjunto dos núcleos que integram esta Rede (esta Rede integra 24 aldeias em 14 concelhos do Pinhal Interior). Este foi o único projecto distinguido, no conjunto das três categorias, originário da Região Centro.



As obras de requalificação incidiram, por parte da Autarquia, na reabilitação de espaços públicos, arruamentos, iluminação pública e fachadas e coberturas de imóveis (mediante candidatura dos particulares proprietários dos mesmos).
As melhorias operadas nestas aldeias já possibilitou a realização de uma série de actividades de ordem sócio-cultural que se espera tenham continuação e que visam dinamizar estes espaços.



Iniciativas como:


- a Exposição de Artesanato Contemporâneo "Elementos à Solta", na Aldeia de Cerdeira, em Julho de 2006 e 2007 (em simultâneo com a Mostra Nacional de Artesanato da Lousã), por iniciativa da artesã que lá habita Kerstin Thomas;
- e a Exposição e Venda de Artesanato e Produtos Endógenos "Natal no Candal ou "Feira de Natal numa Aldeia do Xisto", na Aldeia de Candal, em Dezembro de 2006, por iniciativa de um grupo de munícipes e habitantes destas Aldeias e da Vila;

foram apoiadas entusiasticamente pela Câmara Municipal da Lousã e são o resultado imediato desta intervenção e deste empenho.



As melhorias operadas nestas Aldeias possibilitaram também que o reencontro de Verão dos antigos habitantes destes lugares tenha outro tipo de condições e lhes devolva o orgulho e o sentimento de pertença que nutrem em relação à Serra da Lousã. As festas dos lugares serão ocasião para verificarem as melhorias operadas e o esforço financeiro que aí tem sido feito.



Outras iniciativas se desenham já: a 8 de Setembro, no Talasnal terá lugar uma peça de teatro no âmbito do Plano de Animação das Aldeias do Xisto "Ciclo de Teatro das Aldeias do Xisto"; em 1 de Dezembro, no âmbito do mesmo Plano de Animação decorrerá mais uma etapa de "Aromas e Sabores das Aldeias do Xisto", no Talasnal; e em Dezembro, no Candal, será a vez da exposição e venda de artesanato e produtos endógenos "Feira de Natal numa Aldeia do Xisto".


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas