sábado, agosto 11, 2007

Quercus faz Balanço da Época Balnear a Meio do Verão, 2007 Pior que 2006

«A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza analisou os resultados dos 2953 boletins de análises oficiais efectuadas entre a 3ª semana de Maio e a 1ª semana de Agosto nas zonas balneares existentes em Portugal. Os resultados foram compilados com base nos DADOS OFICIAIS disponíveis através da Internet até segunda-feira, dia 6 de Agosto, no site do Instituto da Água: Qualidade da Água em Zonas Balneares, Tabela das Análises (http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=1.1).

Nove praias já estiveram interditas pelos delegados regionais de saúde (sete mantêm interdição)





29 praias com pelo menos uma análise má, aproximadamente o dobro do ano passado



Das 508 zonas balneares, 29 praias – 20 costeiras e 9 interiores, já apresentaram, este ano, pelo menos uma análise má. Seis praias encontram-se mesmo interditas. O total de análises classificadas como más já atingiu 38. Uma análise má não significa que a classificação final da praia nesta época balnear venha a ser má, mas é uma claramente uma indicação de problemas.


Exactamente nesta altura no ano passado, no balanço efectuado pela Quercus, apenas 15 praias apresentavam pelo menos uma análise má.

A Quercus considera fundamental que sejam investigadas e explicadas pelas autoridades as causas prováveis destas análises más e as medidas que estão a ser tomadas para evitar mais ocorrências.




Zonas balneares recuperam – 10 praias com má qualidade na época balnear de 2006 não apresentaram até agora qualquer análise má



Apesar da classificação indicativa para a época balnear de 2007 de várias zonas balneares com base nas análises do ano passado (2006) apontarem para uma qualidade má, é significativo mencionar que das18 praias classificadas como de má qualidade, 10 não apresentaram até agora qualquer análise má. Apesar de ainda estarmos sensivelmente a meio da época balnear, este é um indicador positivo de recuperação da qualidade da água e uma informação relevante a ser transmitida aos utilizadores dessas zonas balneares que não devem hesitar em frequentá-las, apesar de deverem continuar a acompanhar a informação relativa às próximas análises:





Principais queixas vão para os acessos, presença de algas e sujidade da água, a limpeza, a presença de cães, e falta de informação actualizada sobre a qualidade da água.



A maioria das queixas que a Quercus tem identificado, quer directamente por visita de membros da associação, quer por contactos recebidos por utentes das zonas balneares, mostram que as principais falhas se prendem com:

- problemas associados ao estacionamento anárquico, por vezes em cima das dunas e de outras áreas sensíveis, mesmo em praias em áreas protegidas ou em áreas já objecto de implantação dos planos de praia definidos nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira;



- presença extensiva de algas e de água aparentemente suja, apresentando nomeadamente espuma;



- falta de limpeza dos areais (pontas de cigarro na areia, outro lixo e falta de recipientes de lixo que estão geralmente a transbordar);



- apesar da proibição legal que faz parte dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira e de sinalização presente na praia, vários utentes continuam a levar cães para a praia;



- falta de informação actualizada sobre a qualidade da água.

A Quercus reitera conselhos:



1. Verifique se na praia que vai frequentar é realizado o controlo de qualidade da água balnear



2. Certifique-se de que a qualidade da água da sua praia é aceitável ou, preferencialmente, boa.



3. Escolha praias com a Bandeira Azul e/ou com Qualidade de Ouro da Quercus (critério relativo apenas à qualidade da água balnear)

4. Verifique os meios de segurança e as infra-estruturas.



5. Verifique e contribua para a limpeza do areal. Exija a ausência de cães.

6. Evite permanecer na praia nas horas de maior calor e evitar uma exposição excessiva ao sol.



7. Evite fazer ruído.



8. Proteja as dunas e as falésias das praias costeiras e a vegetação nas praias fluviais.

9. Vá de transportes menos poluentes até à praia; procure deixar o carro em casa.

10. Denuncie o que não estiver bem.»

Em http://www.quercus.pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas