«O GERL - Grupo Etnográfico da Região da Lousã vai fazer uma reconstituição de um casamento tradicional, no Talasnal. A boda fingida está marcada para dia 11 de Agosto e faz parte do Ciclo Etnográfico na Serra da Lousã, que pretende recuperar algumas das tradições da região.
Os noivos são a fingir, mas a intenção é honesta: recuperar uma tradição da Serra da Lousã. A festa tem início marcado para as 9:00 da manhã, altura em que os elementos do grupo de reúnem na Casa do Soito e se dirigem à Igreja Matriz da Lousã.
Vestidos a rigor com os fatos domingueiros usados no século XIX e inícios do século XX estarão os noivos e os padrinhos. Os restantes convidados usarão trajes de trabalho, como antigamente acontecia. Primeiro chega o grupo do noivo, depois o da noiva e, à saída, os dois grupos misturam-se.
Tiradas as fotos à entrada e à saída da Igreja Matriz, os convivas dirigem-se à Senhora da Piedade. Quando chegarem ao castelo já estará a ser feita “a entrega da fatia”. “Fatia” é a designação da boda de casamento, constituída por sabores da região, como a chanfana, o bacalhau frito, o queijo, etc.
Por volta das 12:30, está prevista a entrada dos noivos no Talasnal, onde decorrerá o almoço do casamento e a festa. É lá que grande parte da população vai saudar o novo casal, pois, antigamente, era raro aquele que vinha à Igreja da vila assistir à cerimónia.
Como sinal de bom agoiro para uma vida próspera, à entrada na aldeia, os noivos deviam passar por baixo de um arco feito de madeira e enfeitado com lençóis e oiro cedido pelas senhoras mais velhas. E assim se fará também desta vez.
O almoço está marcado para as 14:00 e a tarde será preenchida com um baile de concertinas à moda antiga e com jogos tradicionais, como o fito e as cartas.
A população está convidada a assistir a este reavivar de tradições. Quem quiser participar no almoço também pode fazê-lo mediante o pagamento de 15 euros. As inscrições decorrem no GERL (963 715 819).»
A tarde será de animação com um baile à moda antiga.
Serão retratados num ciclo em quatro quadros: um casamento tradicional, a Festa da N. Sra. da Guia, a descamisada tradicional, e o magusto tradicional, todos acompanhados por jogos tradicionais, concertinas e baile com petiscos.
Ler mais em
http://www.trevim.pt/noticia.asp?edcid=267&sccid=25&ntcid=5350
Sem comentários:
Enviar um comentário